'Santa Maria Vídeo e Cinema' inicia suas atividades na semana que vem

Décima primeira edição do festival contará com atividades e exibições de filmes

Santa Maria Vídeo e Cinema retoma atividades a partir da semana que vem - Reprodução

Depois de cinco anos sem mostras competitivas, o 'Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC)' retoma, neste ano, as atividades e volta à Praça Saldanha Marinho, localizada em Santa Maria. A 12ª edição do festival começará na próxima terça-feira, 20, e segue até 25 de novembro, com programação na praça, na Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma) e no Zeppelin Bar.  Com o tema 'Atuar e mudar as coisas', a curadoria das produções selecionadas no festival selecionou os curtas-metragens procurando relacionar motes que dialogam com a afirmação dos direitos humanos e respeito às diferenças.

A programação oficial começará na noite de terça-feira, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com a exibição do longa-metragem 'A Cabeça de Gumercindo Saraiva', de Tabajara Ruas, diretor homenageado desta edição. Na ocasião, Tabajara receberá o 'Troféu Vento-Norte' e participará de um bate-papo sobre a produção, com mediação do jornalista Marcelo Canellas. A entrada é gratuita e aberta ao público.

O evento seguirá com as mostras infantis e competitivas, na Praça Saldanha Marinho; exibição de longas metragens, na Cesma; e sessões de cineclube no Zeppelin. No total, 37 produções - 20 locais e 17 nacionais - concorrem nas mostras competitivas, que serão exibidas de quarta, 21, a sexta-feira, 23. A premiação e o encerramento desta edição estão marcadas para o sábado, dia 24, também na praça. A festa de despedida será realizada após as homenagens, no Zeppelin.

Dentre os destaques, estão as mostras competitivas de curtas e exibições gratuitas de longas-metragens. Neste ano, o destaque é a sessão de cinema acessível do filme 'Teu Mundo Não Cabe nos Meus Olhos', estrelado por Edson Celulari, que interpreta um personagem cego. O cinema terá recursos de acessibilidade que contemplam a Língua Brasileira de Sinais (Libras), legenda para surdos e ensurdecidos e audiodescrição.

Neste ano, o SMVC homenageia, além do diretor Tabajara Ruas, a atriz Cândice Lorenzoni e o ator Leonardo Machado, falecido em outubro deste ano. Desde 2002, passaram pelo evento nomes como João Moreira Salles, Carlos Reichenbach, Giba Assis Brasil, Lucélia Santos, Paulo Nascimento, Silvio Tendler, Jorge Furtado, Antonio Claudino de Jesus, Flávio Bauraqui, Carlos Gerbase e Manuela do Monte.

 

Comentários