Nenê Zimmermann: As peripécias do Nenê

A Estrela de David em seu pescoço e a pele rosada já revelam e identificam suas origens

Nenê Zimmermann - Reprodução

A Estrela de David em seu pescoço e a pele rosada já revelam e identificam suas origens. Judeu e alemão, por parte de pai, Avremiro Zimmermann, vulgo Nenê, tem inúmeras histórias para contar. Muito conhecido no meio publicitário, Zimmermann é formado em Administração, pela Ufrgs, e, além de empresário, já fez um pouco de muitas coisas na vida: foi idealizador de eventos e projetos culturais, dono de um centro de alimentação, professor, consultor, diretor de agência de publicidade. Tanta experiência explica porque Nenê é hoje uma rica fonte de informações sobre o meio.

Consegue antever decisões de mercado, não hesitando em dar seus palpites sobre as eventuais mudanças e rumos da área de comunicação. Ao relatar sua trajetória, Nenê faz questão de mencionar tanto fases boas quanto ruins. E sempre sem perder o bom humor e a simpatia, características típicas de um sagitariano. Mesmo quando recorda de fases ruins garante que faria tudo de novo, "porque, querendo ou não, foi um aprendizado de vida".

Desde seu primeiro emprego, aos 19 anos, Zimemrmann já viu que levava jeito para o negócio da propaganda. Um bom papo, na tentativa de vender patrocínios, lhe rendeu, em 1963, um trabalho na agência Prisma Publicidade. Após um ano e meio, estabeleceu uma amizade muito forte com os colegas de trabalho Plínio Monte da Rocha (atual diretor da Staff) e José Blanco. A relação com os amigos estimulou a idéia de criar uma agência própria e em 1964 surgiu com a Letra 3, fundada pelos três amigos. Depois de seis anos, a Letra 3 foi transformada em Êxitus, com a entrada dos publicitários Diki Schertel, Jerônimo Jardim, Ricardo Campos e Luiz Coronel, que até hoje é sócio diretor da empresa, atual Agência Matriz.

Croissant no Shopping

Em 1979, Zimmermann foi convidado para trabalhar em projeto da RBS em Santa Catarina, ao lado de Nelson Sirotsky, atual presidente do grupo. Seis anos depois voltou a Porto Alegre para trabalhar em outro projeto, o 'O Estado do Rio Grande', um diário editado pelo Grupo Sinos e que seria um substituto do Correio do Povo, que ficou fechado no período de 1983 a 1986. "Pena que não deu certo, o projeto era muito bom, tinha tudo para ser um sucesso. Circularam apenas 13 edições do impresso", lamenta Nenê.

Por conta do fracasso do projeto, Zimmermann, muito frustrado com o mercado, resolveu 'derivar', sair da área de comunicação e abrir uma croassanteria, no Shopping Iguatemi. "Na época, isso era uma inovação e o Iguatemi estava no auge, mas com o Plano Cruzado acabei me dando mal no negócio", revela. O fracasso do Croissant Plus, segundo ele, repercutiu durante anos, causando muitos transtornos, especialmente quando tentava se recuperar e limpar o seu nome de vez. Como aconteceu no começo dos anos 90, quando criou a 'Evolução Produções Culturais' e desenvolveu a série Ana Terra, um preparo para a implantação do Eco 92, no Rio de Janeiro.

Uma semana antes do lançamento do projeto, um jornalista gaúcho questionou sua participação entre as lideranças da iniciativa, contando sobre sua falência (no negócio de croissants) ao Jornal do Brasil. A matéria sobre seu passado foi destaque de capa do jornal e Zimmermnann afastou-se do projeto, para evitar uma repercussão negativa. Depois de passado o período de muitos problemas, "alguma coisa boa teria que sair dessa história", salienta ele. Então, por ter se aprofundado muito na área de meio ambiente, começou a dar aulas na Faculdade Cândido Mendes e no Sesc, do Rio de Janeiro. "Durante dois anos eu fiquei fazendo escala entre Porto alegre e Rio, mas isso foi o que garantiu o sustento da minha família", lembra Zimmermann.

Finalmente em 1996, a convite de Aurélio Decker, ex-editor-chefe do Grupo Sinos, passou a ser o responsável pela comercialização e circulação dos veículos do Grupo Sinos, através da Starter Comércio e Representações. Hoje, no comando da sucursal do grupo na capital estão também seus dois filhos Daniel e Renato, que optaram por seguir os passos do pai "independentemente de alguma influência", destaca Nenê. Há quatro anos, assina a coluna 'Mercado Publicitário', no jornal ABC Domingo, uma forma, segundo ele, de estabelecer uma ligação do grupo Sinos com o mercado da capital.

Nenê reconhece que a coluna lhe deu um maior prestígio, e salienta que a experiência profissional auxilia muito em seus "palpites e alertas de mercado". Revela que as informações "mais picantes" são veiculadas apenas na sua coluna 'Informer', disponível no site da Starter. Para expressar o quanto gosta da área de publicidade e de seu trabalho, brinca ao dizer que o mercado é uma cachaça, cuja melhor qualidade assenta em uma só palavra: "Maravilhosa".

Entre o Bonfa e a Redenção

Há 12 anos, faz sempre a mesma coisa, inclusive nos fins de semana, faça chuva ou faça sol: todas as manhãs, depois de tomar um reforçado café da manhã e ler os jornais, vai correr, durante uma hora no Parque da Redenção, acompanhado do seu walkmann. O lugar é um dos preferidos de Nenê, bem como o bairro Bom Fim. 'Filho do Bonfa', ele nasceu, cresceu, mora e trabalha atualmente no bairro. Como uma superstição, ele acredita que só se deu bem no local e que seus negócios têm que ser todos fixados no lado direito da rua. "O Bom Fim é meu escudo, uma espécie de protetor", destaca. "Comecei a namorar com 11 anos, noivei aos 17, casei aos 21 e estou com a Beatriz até hoje", orgulha-se Nenê ao dizer que o casamento já dura 35 anos.

Para ele, o velho ditado de que "por trás de todo homem, sempre existe uma grande mulher", valida-se na relação com sua esposa. A professora e advogada foi muito importante em todos os momentos de sua vida, tanto nas derrotas como nas vitórias profissionais e pessoais. Toda sua força de viver e lutar em busca dos objetivos é diretamente atribuída à "mãe dos guris". Atualmente, conciliar trabalho e família é normal para ele, já que passa grande parte do dia com os filhos na Starter. Nos fins de semanas, gosta de reunir a família para o tradicional "churrasquinho no domingo" - uma de suas especialidades gastronômicas. O almoço é sempre feito aqui na Capital ou na casa da praia, em Noiva do Mar, lugar de descanso e lazer da família Zimmermann. Assim, o vovô também aproveita para "matar as saudades e babar muito" em volta dos netos, Diego (7 anos) e Gabriela (1 ano e meio).

"Das antigas"

Em casa, costuma ler muitas revistas, jornais e livros. Na cabeceira está constantemente o livro 'Jack - Definitivo - A história do CEO da GM', de Jack Welch. Um de seus programas preferidos é assistir filmes."No sábado, sempre alugo alguns DVDs e fico em casa. Mas quando meu neto vem dormir comigo, o esquema é outro", diz o vovô, confessando que faz todas as vontades do Diego.

Como bom torcedor colorado que é, Nenê também não deixa de prestigiar seu time, indo aos jogos no estádio Beira-Rio, onde é proprietário de três cadeiras cativas. Nas preferências musicais, confessa só gostar das antigas: "Só escuto Roberto Carlos e Elis Regina, não gosto das músicas dos tempos atuais".

Na religião, Zimmermann não é um ortodoxo seguidor do judaísmo, mas diz respeitar algumas datas tradicionais, como o Yom Kippur (Dia do Perdão), considerado o dia mais sagrado e solene do ano para os judeus. O respeito vem de berço, uma vez que seu pai sempre primou pelos costumes judaicos.

Entre os seus planos e objetivos para um futuro próximo, está o de cursar mestrado na área de Planejamento, no intuito de aperfeiçoar-se ainda mais em sua atividade profissional. Mas, daqui a uns tempos, mais precisamente em 2004, Zimmermann destaca que uma de suas prioridades é fazer uma longa viagem para a Europa. "Pretendo fazer um tour de carro, durante 90 dias, pelos países europeus."

De todas as histórias e peripécias vividas ao longo de sua trajetória, Nenê, aos 54 anos, aprendeu uma lição, adotada também como filosofia de vida: "Nunca esmorecer e sempre perseguir nossos ideais". "Para lutar por nossos objetivos não precisamos apelar para a insistência. Devemos convencer, seja quem for, de que o caminho desejado é o rumo certo", acredita Nenê Zimmermann.

Comentários