Jairo Medeiros: Respeito e determinação

Dono da Compacta Comunicação, Jairo Medeiros é um apaixonado pelas artes visuais

Ilustrador, publicitário, administrador, criativo, amante das artes e, antes de tudo, determinado. Esse é Jairo Alves Medeiros, 55 anos, dono da agência Compacta Comunicação, que desde 1995 atua no mercado gaúcho. Vindo de família simples e natural de Santa Maria, o filho mais novo do casal de ourives Nelson e Zelina Medeiros aprendeu desde cedo a buscar seus objetivos. Jairo é um empresário realizado, feliz com a construção de uma sede própria para a sua agência, de onde tem o orgulho de ser sócio do primeiro filho, João Medeiros.

Jairo Medeiros

Jairo Medeiros


Um apaixonado pelas artes visuais desde sempre, a publicidade entrou por um acaso em sua vida. Formado em Comunicação Visual na UFSM, a escolha da graduação veio de uma conversa na fila de inscrições para o vestibular. Jairo estava decidido a fazer a prova para Engenharia Civil, influenciado por seu irmão mais velho. Entretanto, enquanto aguardava a sua vez, ouviu falar de um curso que estava chegando à universidade federal: Comunicação Visual, que tinha em seu currículo a arte e focava em uma comunicação além da formação para o Jornalismo, sendo um dos únicos do País na época com tal característica.
Primeiros desafios
A casualidade na fila de inscrição fez o publicitário, em 1983, se formar com a primeira turma do curso de Comunicação Visual da UFSM. No mesmo ano, mudou-se para Porto Alegre, após conseguir um estágio na agência de publicidade Martins+Andrade, no departamento de desenvolvimento de embalagens e marcas. Na empresa, atuou como ilustrador, área com que sempre teve afinidade. "Tive muita facilidade para conseguir um emprego. Há 30 anos, os layouts eram todos feitos à mão. As obras publicitárias eram verdadeiras obras de arte", recorda Jairo. Apesar do talento para os desenhos, o salário era baixo, seu primeiro filho nasceu em 1985 e a vida econômica de recém-casado na nova cidade não era fácil. "Uma das maiores dificuldades é tu ter que te profissionalizar. Tu está iniciando, tu tem um salário baixo, e ao mesmo tempo tu já está constituindo família. Tem aluguel, luz, telefone e contas para pagar", relembrou.
Com o tempo, as dificuldades começaram a ser superadas. Em 1985, montou a Iillustrato, diferente até no nome, repetindo as letras I e L. O estúdio trabalhava com ilustrações publicitárias hiper-realistas e praticava o retoque americano, um recurso que consiste em tirar fotos de produtos, redesenhar e retocar as imagens para utilizar em campanhas. A ilustração fez parte da vida profissional de Jairo até os anos 2000, quando o uso de softwares e programas digitais, como o Photoshop, praticamente acabou com o mercado dos desenhos publicitários feitos à mão.
Em 1995, fundou a empresa com a qual se dedica até hoje, a Compacta, onde atuou na área da criatividade e como sócio até 2005, quando comprou a parte de seus parceiros e tornou-se o único dono da agência. Cada vez mais com tarefas administrativas, o publicitário foi perdendo espaço para o empresário Jairo, responsável por manter e gerenciar o empreendimento. "Paulatinamente, eu fui deixando de ser um diretor de arte, um criador, e fui me tornando um gestor."
Hoje, a Compacta atende a empresas que já construíram uma relação de fidelidade com a agência, como a rede de alimentação Tirol e a concessionária Honda. Os pilares da empresa são baseados no respeito ao cliente, fazendo um trabalho de excelência no menor tempo possível, valores que traduzem também a dedicação profissional de Jairo. "A compacta se fortaleceu e se solidificou no mercado fazendo um trabalho de excelência em atendimento e prestação de serviços. Nos dedicamos full time ao cliente, atendimento rápido e resposta rapidíssima. Conseguimos, realmente, fidelizar o cliente, mas isso não é no discurso, é na prática", conta com orgulho.
A paixão pela agência parece ter conquistado os dois filhos do empresário, que também escolheram a publicidade como profissão. João Medeiros, de 29 anos, é sócio da Compacta, e Maria Eduarda, 22 anos, acaba de se formar como publicitária pela ESPM. O pai garante que não forçou a decisão, a escolha foi de cada um.
Nova sede, sonho realizado
Agora, comemorando as duas décadas de empresa, Jairo teve uma de suas maiores realizações: inaugurou a sede própria da Compacta, localizada na Rua Eurico Lara 506, no bairro Azenha. A casa foi completamente reformada, com projeto de Ricardo Tramontina, da Art Arquitetura, e é um orgulho para o publicitário. "Dia 15 de janeiro a gente fez 20 anos de empresa e eu tive a felicidade de realizar um sonho de mais de oito anos. Essa sede é minha, eu construí isso", contou. A nova casa, mais do que uma estrutura própria para a empresa, trouxe uma maior comodidade para a vida de Jairo. "Eu trabalho a duas quadras da minha casa. Hoje eu me dou o luxo de ter os confortos que morar no interior te dá, eu almoço em casa todos os dias. Estou a um minuto de carro e sete a pé, fiz questão de anotar", brinca. Com a mudança, a Compacta ganhou uma estrutura maior, com capacidade para aumentar o volume de funcionários e de trabalho.
Para o futuro, pretende fortalecer a empresa, mas cada vez mais quer se afastar do trabalho diário na agência. Apesar disso, não pretende se aposentar. "Um dos meus objetivos é ter uma vida mais cadenciada, fazendo mais essa gestão do negócio para outras pessoas assumirem essa maluquice que é o varejo", explica. "Eu, com 33 anos de carreira, não vou ter o gás que o mercado exige, nem que eu queira". Hoje, o empresário não enxerga mais espaços para erros no mundo dos negócios. "Tu pode fazer 99 trabalhos com excelência, mas se tu fizer um errado, tu toma uma paulada. A crítica é eterna", analisa Jairo sobre o cenário atual.
O mercado e seus desafios
Um dos maiores desejos de Jairo sempre foi poder discutir o mercado das pequenas e médias agências de publicidade, com quem vive a mesma realidade que sua empresa. No início de 2014, um chopp em um bar da Capital com os amigos Fernando Silveira, da agência Integrada, Rodrigo Rey, do Conjunto Soul, e Caco, da Caypa Comunicação, deu início a um grupo de discussão sobre o ambiente deste tipo de empreendimento. Pediu ajuda aos veículos de comunicação, mas apenas o SBT, segundo o publicitário, apoiou. Esclarece que não há divergência quanto à Associação Riograndense de Propaganda (ARP), com a qual, segundo Jairo, o grupo mantém um bom relacionamento.
A polêmica sobre uma possível concorrência com a ARP também é negada por Jairo. "Eu sempre tive um sonho de ter uma troca de experiências com os meus semelhantes profissionais. O objetivo é a troca de informações, é nos ajudarmos e consequentemente nos fortalecermos", disse Jairo, que, no grupo, atua na coordenação de contatos com veículos de comunicação.


Pintar, fotografar e pedalar
Qualidade de vida é o que busca agora o publicitário, que está montando um ateliê de pintura na nova sede da empresa, apenas para exercitar o seu hobby, nunca deixado de lado. No novo local de trabalho também foi montado um escritório para a esposa, Leane Medeiros, com quem casou ainda em Santa Maria, há 32 anos. Jairo se define como um homem ansioso e hiperativo, que não se vê parado durante um dia. Outras de suas paixões são pedalar, fotografar e navegar, atividades que tem a oportunidade de usufruir depois de muito buscar uma estabilidade financeira e uma posição que lhe propiciasse alguns luxos. Possui uma moderna bicicleta, "toda cheia de frescura", segundo ele, e equipamentos fotográficos profissionais. "Tudo o que eu almejei eu estou conquistando", conta.
Amante de futebol, seus domingos preferidos são os típicos, com um bom churrasco terminando no Estádio Beira-Rio, assistindo ao jogo do Internacional. Jairo também é católico não praticante e acredita que as mudanças são construídas nas ações cotidianas, apesar de crer em uma entidade maior. Na música, sua paixão é o dance music americano dos anos 1970, como o som produzido pelo ícone Michael Jackson no início de sua carreira.

Comentários