Samir Salimen: Propaganda de berço

Ele gosta de música, de televisão, de futebol, de caminhar pelo centro... e de sapos, veja só!

Samir Salimen - Reprodução

O piano meia-cauda alemão Ronisch (1927), trazido pela família de Pelotas, nunca pôde sair de sua casa para a garagem, onde ele iniciou o Raiz de Pedra, um dos mais conhecidos grupos instrumentais de sua cidade natal, Porto Alegre. Mesmo assim, ainda é um companheiro para as horas de folga que desfruta em companhia dos filhos Laura, Lúcio e do recém-chegado, Pedro. É em casa que Samir Caprio Salimen, 39 anos, diretor da Competence Comunicação e Marketing, gosta de receber os amigos e relaxar da maratona diária de trabalho, iniciada cedo, aos 18 anos, na já extinta Publivar. Foi lá, também, que criou a primeira agência experimental para estudantes, a Publivar Jr, de onde saíram publicitários que hoje dirigem agências de prestígio.

De lá para cá, desde que saiu da agência que pertencia ao pai, Salimen Jr., ele tem sido um profissional ligado às estratégias das empresas pelas quais passou, como a Símbolo Propaganda e na sua atual agência. Samir lembra que, para chegar ao atual cargo de executivo de uma grande agência, o caminho foi longo e de muito aprendizado. "Desde os 18 anos comecei a morar sozinho e buscar meu espaço no mercado de trabalho, tendo chegado a duas indicações como Publicitário do Ano antes de ter 30 anos", ressalta.

Esse profissional, formado pela Famecos/PUC em 1988 e com especialização em Marketing pela ESPM e estágios em agência e produtoras dos Estados Unidos, no entanto, tem consciência da necessidade de se manter não só atualizado tecnicamente como, também, gosta de conferir de perto o que o mercado e um de seus principais elementos, o consumidor, estão pensando. "Dedico as manhãs de sábado para uma atividade de muito tempo, que é visitar o Centro de Porto Alegre, aproveitando o menor movimento para caminhar e conhecer o que está acontecendo nas ruas", enfatiza. Esse trajeto, invariavelmente, termina em um almoço em locais tradicionais como o Chalé da Praça XV ou o famoso Gambrinus.

Futebol e sapos

O hábito da caminhada é estendido também ao domingo, quando o Parcão é o local preferido. E o final de semana é apropriado para outra atividade que não deixa de lado: "Temos a Confraria da Vila Nova, que se reúne há 15 anos para jogar futebol com amigos como Fernando Carvalho, Rogério Amaral e o Alberto Freitas", relata. A paixão pela bola já havia rendido a expectativa de se tornar mais um craque gaúcho. "Cheguei a jogar até o antigo juvenil (hoje infanto-juvenil) do Grêmio, junto com atletas que seguiram a carreira, como o Paulo César Magalhães e o Giba", relembra, ao afirmar que "pendurou as chuteiras" aos 17 anos, quando ingressou na universidade.

Mesmo assim, a televisão vira parceria certeira aos domingos para reviver esses bons momentos. "Não perco a tarde de futebol na TV", salienta ao dizer que, nos últimos tempos, tem de negociar muito quando o filho Lúcio, de 13 anos, insiste para que vá ao estádio conferir o seu time. Ao se dizer um bom anfitrião, o diretor da Competence reafirma o prazer em receber os amigos nas noites de sábado, para jantar e ouvir boa música. Um dos hobbies é comprar DVDs, "sendo que 90% são vídeos de música ou de filmes musicais, que adoro".

Samir se considera "uma pessoa auditiva", que dá muito valor a essa veia musical, o que também o ajuda no dia-a-dia do trabalho, "principalmente na hora de aprovar jingles para campanhas e outros áudios nessa área, que para mim podem representar 70% do que é um comercial na mídia eletrônica de TV", argumenta. O telefone celular é, nesse caso, companheiro inseparável e motivo de brincadeira dos amigos.

Quem o conhece em casa ou no trabalho não se surpreende com outra paixão de Samir Salimen: a sua coleção de sapos. São mais de 100 tipos de diferentes tamanhos, cores, formatos e, porque não dizer, raças, uma vez que os ganha ou compra nos mais diferentes países. "As pessoas me presenteiam com sapos porque sabem que sou um colecionador de carteirinha".

Projetos e amizades

Seu gosto pela leitura conduz a outra distração, que seria mais um projeto a ser constituído em sua vida profissional: "Além de aproveitar as noites de domingo para ler e `iniciar` a minha semana de trabalho, venho, aos poucos, iniciando um projeto de escrever um livro, o que ainda precisa de um bom tempo para se materializar". Os livros e revistas especializadas têm sido obrigatórios, principalmente para manter-se atualizado sobre o que acontece no mundo da comunicação.

O teatro também é outra atividade artística que o publicitário tenta acompanhar ao máximo. "As peças interessantes que vêm para Porto Alegre procuro assistir, mas também gosto de aproveitar as viagens, como ao Rio de Janeiro, para conferir lançamentos nacionais", afirma. Quando a questão é cinema, o publicitário faz questão de dizer que não tem preferência, mas gosta de assistir aos filmes "com o olhar crítico". Um nome que admira é o do diretor Martin Scorsese. "Mas, nesse mundo do cinema, gosto mesmo é de conferir tudo o que os meus conhecidos Jorge Furtado, Zé Pedro Goulart, Ana Azevedo, Carlos Gerbase e Giba Assis Brasil, entre outros, estão realizando por aqui ou em suas incursões nacionais", sustenta.

Ao se referir a esses amigos, Samir complementa citando aquelas pessoas do mercado de comunicação que são referências na sua carreira. "Não gostaria de deixar ninguém de fora, mas acho que teria de citar pessoas como meu pai, Salimen Jr., Antônio Mafuz, João Satt Filho, Gil Kurtz, Sérgio Gonzalez e Roberto Callage, além dos empresários Nelson Sirotsky, Otávio Gadret, Carlos Ribeiro e Bira Valdez". De formação católica, mas ligado diretamente ao espiritismo, Samir salienta a necessidade de manter os laços de amizade e respeito com as pessoas que convive. "O meu projeto é ser feliz e, para isso, é preciso o espírito coletivo, de equipe, respeitando a todos para alcançar os objetivos", diz.

Foi com essa intenção que se uniu a outros amigos para fundar a Associação dos Jovens Empresários de Porto Alegre (AJE/POA), além de participar da União Empresarial, do Conselho Deliberativo da TVE e da própria Associação Riograndense de Propaganda, desde 1993. Samir Salimen acredita que a melhor filosofia de vida é manter a simplicidade, sem personalismo e com generosidade nas suas ações. "Temos de fazer as coisas com felicidade e sabendo a importância do seu papel e para o que você está realmente qualificado, e não apenas realizar sem prazer", avalia. Para ele, é apenas com a felicidade que se pode alcançar aquilo que para muitos se chama sucesso.

Comentários