Rubens Sant"Anna: Empreendedor inspirado

Jovem executivo fala da trajetória profissional conquistada com determinação e ousadia

Por Patrícia Castro
A inspiração para a comunicação Rubens Sant'Anna Neto encontrou em casa, com o avô Flávio Alcaraz Gomes e a mãe Laura, ambos jornalistas. Já o espírito empreendedor foi herdado do pai, o administrador de empresas Rubens Sant'Anna Filho. Porém, não foi no Jornalismo, nem na Administração que o sócio-diretor da Sant'Anna Inamoto encontrou sua vocação, e sim no empreendedorismo.

Arquiteto formado em 2005 pela Ritter dos Reis, Rubens, além de empresário, é consultor, com especialização em Branding e psicologia do consumidor, e professor da ESPM. Se não fosse arquiteto, revela que seria médico. Fez vestibular para Medicina e não passou, e como tinha criatividade e aptidão para desenho, encontrou o seu caminho na Arquitetura. "Gosto do contato pessoal, da parte de diagnóstico e este conhecimento uso no meu dia a dia. Eu consegui realizar minhas inspirações na parte de consultoria", conta.

O primeiro contato de Rubens com a vida profissional foi aos 19 anos, quando surgiu a oportunidade de fazer intercâmbio cultural e estudar línguas. Como já tinha visitado algumas vezes a Europa com o avô, optou, em 1999, em ficar seis meses em Paris. Depois, passou um tempo em Florença e por um mês e meio viajou de mochila por algumas regiões europeias para aprender francês e italiano. Neste tempo estudou sobre arte e pôde ampliar seu embasamento para arquitetura. "Sou uma pessoa privilegiada de ter acompanhado meu avô em mais de dez viagens para a Europa e aprendi muito com ele", confere hoje.

Em 2000, voltou para o Brasil com conhecimento adquirido, mas sem local para aplicá-lo. Foi quando, por intermédio do pai, conseguiu uma vaga de estágio na DCS. Nesta época a DCS tinha a M.A Frank Mayer, uma unidade de Ponto de venda (PDV), que trabalhava com os clientes da agência, e foi ali que Rubens direcionou seu foco.

Por dois anos, aprendeu sobre as mais diversas linguagens da publicidade desenvolvendo projetos, até que em 2002 despertou o lado empreendedor e resolveu montar uma empresa. "Com quase nada de base conceitual, eu saí de um estágio para me tornar empresário". Usando as ferramentas de trabalho que aprendeu na agência montou um escritório, onde trabalhou sozinho até 2004, com projetos de oportunidades. "Atendia algumas agências e pagava as minhas contas. Nesta época comecei a criar uma boa base de relacionamentos e chamei o meu atual sócio, o Kenji Inamoto, para montarmos a empresa".
Arquitetos do Trade

Foi de um aperto de mão, em uma festa da faculdade, em 2004, que surgiu a Sant?Anna Inamoto - consultoria de Trade Marketing, especializada na implantação de projetos. "A Sant?Anna Inamoto surgiu como uma empresa de PDV, em que fundimos o conhecimento que eu tinha lá da M.A, com a capacidade do Kenji que era de produção".

Conforme Rubens, a empresa foi se diferenciando no mercado por ter um trabalho especializado em criação e em implementação de materiais promocionais. Em 2005, os sócios receberam uma proposta de compra, mas, de forma ousada e determinada, se negaram a vender a empresa, por achar que era uma decisão muito precoce. Resolveram investir na própria capacidade para dar continuidade ao negócio.

Em 2006, a empresa começou a prospectar no centro do país e acabou montando uma filial na capital paulista.  "São Paulo é um mercado de relacionamento. Se tu tiveres bom relacionamento o teu produto vai junto", ele acredita. Hoje, o mercado-alvo da empresa é mesmo São Paulo, onde estão os clientes principais e de onde vêm 90% do seu faturamento.

O objetivo da empresa no Rio Grande do Sul é se consolidar e virar referência. Com a missão de promover a gestão global das marcas dos clientes nos canais de venda, reduzindo custos e gerando conexões emocionais com seu público-alvo, a Sant'Anna busca hoje ser referência de Trade Marketing no Estado.

Em 2008, quando sua empresa criou junto com a ESPM o primeiro curso intensivo de Trade Marketing do Sul do Brasil, o jovem "mergulhou no mundo acadêmico" para gerar informação e posicionar a empresa como referência e fonte no mercado. Ainda no mesmo ano, Rubens abriu o Grupo SI, formado por três unidades de negócios - voltada à consultoria, à comunicação e à produção de materiais. "Fazemos toda a cadeia de negócio com empresas distintas", revela.
Brincadeiras e esportes

Nascido no dia 23 de janeiro de 1980, em Porto Alegre, Rubens traz na lembrança as brincadeiras realizadas na infância no Sítio da família em Morungava. "Brincava com cachorro, tomava banho de mangueira, andava pelo campo, comia frutas do pé. Subia no morro e cortava caraguatá com facão. Um tempo bom", recorda.

Ainda hoje, além de praticar esporte, gosta de se integrar com a natureza, de ficar quieto e contemplar a paisagem. Entre suas preferências estão caminhadas, corridas e natação. "Minha vida hoje é muito ocupada pelo trabalho, e não sobra muito tempo para mim. Sempre que posso fujo na hora do almoço para o clube e nado um pouquinho para desopilar."

As leituras de jornais e revistas de negócios também fazem parte da sua rotina, assim como romances antigos. Considerando a nova literatura como apelativa, Rubens confessa que prefere livros mais clássicos e que sempre que pode volta os olhos para publicações como 'O Príncipe', de Nicolau Maquiavel, para ter um fundamento histórico em seus projetos. Dizendo-se eclético em relação ao gosto musical, destaca que no cinema os filmes de ficção científica é que despertam o seu interesse. Tornou-se fã do Blade Runner e, mais recentemente, de Avatar.
Vida de casal

Vivendo há três anos com a arquiteta Martha Isehard Haesbaert, Rubens demonstra o carinho que tem pela esposa. O casal, que está junto há cinco anos, se conheceu na faculdade. "Logo que comecei o curso, já sabia quem ela era e ficava de olho. Até que um dia surgiu uma oportunidade e desde então não nos largamos mais".

Rubens explica que, devido ao trabalho, as viagens para São Paulo são frequentes, mas costuma mudar a rotina indo uma vez por ano para a Europa, onde já morou e tem amigos por lá. Apaixonado por viagem, diz que recentemente esteve no Marrocos e na Espanha e revela que, entre os planos do casal, os próximos destinos serão conhecer outros países, entre eles está uma visita a Cuba. "Estamos pensando em desbravar um pouco a América Central", diz.

Acreditando que sabe como fazer para inspirar as pessoas, Rubens destaca como qualidade o fato de ser "empreendedor, sonhador e inspirador". Já, entre os defeitos, revela que é ansioso e inquieto. "Quero as coisas prontas muito rápidas e às vezes acho que não consigo enxergar o tempo de maturação para que aconteçam. Me cobro muito e acho isso ruim. Temos que saber avaliar as nossas potencialidades e seu próprio tempo de evolução".

Rubens destaca como referências de sua vida profissional seu pai, que sempre o apoiou e o incentivou a correr atrás de seus objetivos, e o avô "por tudo o que ele é, e por sempre ter me inspirado e ensinado a me tornar um bom vendedor", diz. Tendo como lema de vida a "inquietação positiva da alma", Rubens confessa que entre as ambições para os próximos 10 anos está se tornar pai, estruturar suas empresas e continuar desbravando caminhos. "Desejo desenvolver um trabalho social para incentivar o espírito empreendedor nas pessoas, pois acredito que é isto que vai levar o Brasil para frente".
Imagem

Comentários