Gramado e Porto Alegre vencem Prêmio InovaCidade 2019

Cidade serrana foi contemplada com trabalho sobre inovação e Capital com case sobre segurança

Vencedores do Prêmio InovaCidade 2019 - Reprodução

Gramado e Porto Alegre foram vencedoras do Prêmio InovaCidade 2019, promovido pelo Smart City Business Brazil Congress & Expo, evento sobre cidades inteligentes. A cidade serrana foi contemplada com o trabalho 'Programa Gramado Cidades Inteligentes: Inovação, Tecnologia e Pessoas', e a Capital com o case Cidade Inteligente, Cidade Cidadã, Cidade Segura'.

O case de Gramado se trata de um programa criado por Lei Municipal em 2018 e composto pelos pilares Sustentabilidade, Coesão Social, Conectividade e Inovação. No primeiro, toda a iluminação pública da cidade foi substituída por lâmpadas LED. Do segundo, participam universidades públicas e privadas, e institutos federais, para a formação de mão de obra especializada.

A Conectividade, por sua vez, disponibilizou wifi no ambiente urbano, melhorias na mobilidade e as conexões com países da América do Norte, Ásia e Europa foram ampliadas. Já a Inovação trouxe a criação de plataforma da cidade utilizando inteligência cognitiva e recursos como blockchain e bigdata, além de apoiar a construção de parque de inovação privado.

A plataforma da Capital integra segurança, gestão e monitoramento de informação em benefício do cidadão. O principal objetivo do projeto é permitir a redução dos índices de violência e criminalidade na cidade por meio de tecnologia. A partir de câmeras, lombadas eletrônicas, pardais e aplicativos de celulares usados por servidores e cidadãos, o município montou um Cercamento Eletrônico, o qual buscará combater índices negativos.

Comentários