Frase de campanha da prefeitura de Quaraí gera debate na internet

?Só tenha os filhos que puder criar? foi desenvolvida pela Secretaria de Saúde do município

A campanha de conscientização sobre planejamento familiar da Secretaria de Saúde de Quaraí chamou a atenção dos internautas pela frase 'Só tenha os filhos que puder criar'. A ação do município, localizado na região da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, gerou discussões na web devido à frase veiculada em um outdoor ao lado do hospital da cidade e publicada na página no Facebook.

A secretária municipal da pasta, Fabiana Saldanha, explicou que a campanha tem como intuito contribuir para o debate a respeito da importância do planejamento familiar. "Em um primeiro momento, a frase escolhida era mesmo para ser impactante. A intenção é essa: impactar para que não passe batido. Estamos buscando trazer essa discussão, para que ter filho seja um ato pensado e responsável", justificou a ação, cujo slogan é 'Não tem condições emocionais, pessoais e econômicas? Pense bem antes de ter filhos! #AEscolhaÉSua'.

O presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado (Cremers), Fernando Matos, afirmou que a entidade representativa enxerga positivamente a iniciativa do município. "Hoje, o código de ética médica dá muita ênfase à autonomia do paciente e os médicos são obrigados a respeitar a maneira de pensar de cada um. Por isso, a campanha não tem nenhum problema, ela faz com que as pessoas pensem a respeito."

O debate na internet teve início com a publicação de uma imagem do outdoor no Facebook, que superou a marca de 125 mil compartilhamentos. Os usuários da rede social se dividiram em favoráveis e contrários ao posicionamento da prefeitura de Quaraí. Entre os comentários estão "Tirei a foto porque achei ótima essa campanha. É um exemplo a ser seguido por todos" e "Acredito que, antes de fazer uma campanha dessas, é necessário garantir acesso à saúde de qualidade para toda a população, além de investir numa campanha de conscientização a respeito de como se prevenir isso e aulas de educação sexual na escola".

Comentários