Versão da hora

Jingle completa 85 anos na Publicidade brasileira

Em novembro, o jingle celebra 85 anos de existência na Publicidade brasileira. A primeira vez que este tipo de ação ocorreu foi nos anos 1930, por iniciativa do radialista Ademar Casé, de Pernambuco, falecido em 1993. Na época, o profissional veiculou uma composição de Antônio Nássara para a padaria Bragança na sua atração na rádio Philips, 'Programa Casé', do Rio de Janeiro.

A produtora de áudio de São Paulo Comando S desenvolveu uma lista com seis canções que, segundo critérios próprios, são cantadas pelo público do início ao fim e demonstram, na visão da equipe, o sinal de força do jingle. Dentre as produções está o trabalho para a Caixa Econômica Federal, 'Vem pra Caixa você também', que foi divulgado em 1980 e retornou em 2010. A música 'Pôneis malditos', idealizada para a fabricante de automóveis Nissan, também foi destacada.

De acordo com o fundador da empresa paulista, Serginho Rezende, o jingle tem sua importância cada vez mais valorizada. Ainda, acrescentou que a ferramenta de Publicidade deve ser adaptada à atualidade, e apontou uma forte tendência de aproximação com a música. "Fazemos releituras e usamos o fonograma original para marcar campanhas. Também temos artistas conhecidos cantando jingles e interagindo com as marcas", ressaltou.

Comentários