Mauro Borba conta a história da Pop Rock em livro

Publicação reúne experiências do jornalista e depoimentos de profissionais que participaram do projeto

Mauro Borba no novo estúdio da Mix FM - Luana Misturini

O jornalista Mauro Borba contará sua trajetória na antiga Pop Rock, atual Mix FM, iniciando com sua transferência para a então Felusp FM até a ascensão e a queda da rádio. A obra também contará com depoimentos de profissionais que participaram do projeto, que, segundo ele, foi um marco no rádio gaúcho, influenciando programas similares na atualidade. Ainda sem data de lançamento, o jornalista afirmou ao Coletiva.net que pretende finalizar o material até o fim deste ano.

Segundo ele, o que o motivou a escrever a obra foi a possibilidade de poder contar a história da rádio que, acredita, foi muito exitosa. "Conseguimos muitos resultados bons, de audiência, faturamento, criação da rede pelo interior do Estado, a criação do Cafezinho que acabou sendo uma referência e influenciou, inclusive, a criação do Pretinho Básico, da rádio Atlântida", explicou. Aliás, Mauro Borba adiantou que, no livro, pretende abordar o que chamou de "polêmica saída do pessoal do Cafezinho", como Alexandre Fetter, Maurício Amaral e Cagê, que foram para a emissora da RBS, juntos, em 2007.

Além disso, tem a intenção de incluir no projeto informações do estudo 'Mediações do rádio FM na era digital', desenvolvido durante seu mestrado, no qual elaborou alguns conteúdos que relacionam a Pop Rock e sua história, especialmente o contexto dos anos 1990 e início dos anos 2000, com o começo da digitalização dos meios de comunicação e as alterações que isso provocou.

A nova obra será lançada 17 anos depois da publicação de 'Prezados Ouvintes', pela Artes & Oficios, que, de acordo com Mauro Borba, foi o livro mais vendido daquele ano na Feira do Livro de Porto Alegre na categoria não ficção. Dentre os comunicadores que irão contribuir com a obra, estão Arthur de Faria, Barth Lopes, Bivis e Fernando Perdigão.  

Comentários