Livro explora o uso do Twitter por políticos em quatro países

Obra é resultado do mestrado do jornalista Lucas Rohan, que analisou Brasil, Estados Unidos, Espanha e Portugal

Livro analisa comportamento de 40 políticos no Twitter - Divulgação

O comportamento no Twitter por parte de um grupo de 40 políticos que atuam no Brasil, nos Estados Unidos, na Espanha e em Portugal foi analisado pelo jornalista gaúcho Lucas Rohan. A dissertação do seu mestrado, cursado na Universidade Nova de Lisboa (UNL), entre 2015 e 2017, foi transformada no livro 'Novas Mídias, Novos Políticos', no qual foram pesquisados mais de 10 mil tweets. Segundo ele, que é professor do Curso de Jornalismo da Universidade da Região da Campanha e repórter de TV, a análise foi feita com base nas publicações de novembro de 2017, mês da eleição de Donald Trump nos Estados Unidos.

A pesquisa apresenta os detalhes do uso da rede social pelos políticos, como frequência de publicações, tipo de conteúdo preferido e indícios de interação. Segundo Lucas, este último item é a base das redes sociais, responsável pelas transformações que ocorrem nelas. O estudo indica ainda a existência de dois perfis básicos de políticos no Twitter: o "político no Twitter" e o "Twitter do político". O último, conforme o autor, é burocrata, oficioso e pouco atrativo. Já o primeiro é informal, adaptado à linguagem da rede, interativo e atrai atenção de seus seguidores. São os casos de Trump na época da pesquisa, e do então deputado federal Jair Bolsonaro. "Ambos priorizam o uso do que chamei de tweets 'puros', que são formados somente por texto e, em geral, trazem a opinião do político ou informações relevantes", explica Lucas.

De acordo com o professor Francisco Rui Cádima, orientador da dissertação, a obra é indispensável para quem procura ocupar um espaço estratégico nas redes sociais, divulgar ações e ter um processo assertivo e com impacto. "O trabalho constitui um importante avanço no conhecimento desta área, pois trabalha a questão das novas mídias, além da nova política e do modo como o Twitter tem estado a serviço dos políticos", afirma o professor, que assina o prefácio do livro.

Natural de São Francisco de Assis, mas criado no Alegrete, Lucas é formado pela Universidade da Região da Campanha (Urcamp), em Bagé. Tem mais de 15 anos de experiência profissional como repórter, assessor de imprensa e correspondente. Atualmente, é professor do Curso de Jornalismo, faculdade onde se graduou, além de repórter de TV.

Para adquirir o livro, é necessário fazer contato pela página do jornalista (www.lucasrohan.com) ou via facebook.com/lucasrohan.

Comentários