Estudantes de Relações Públicas da Ufrgs são premiados no PUA

Décima edição do Prêmio Universitário Aberje busca desafiar alunos a solucionarem um case de comunicação real

Equipe vencedora PUA 2018 - Divulgação

Quatro estudantes de Relações Públicas da Ufrgs conquistaram o primeiro lugar na 10ª edição do Prêmio Universitário Aberje - PUA, promovido pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. A iniciativa tem como proposta desafiar alunos a solucionarem um case de comunicação real, aplicando conhecimentos acadêmicos e colocando em prática competências exigidas no mercado. A equipe gaúcha faturou o prêmio principal no valor de 10 mil reais, além do convite de viajar para a Alemanha e conhecer a sede da Bayer, empresa farmacêutica e química, que patrocinou a distinção.

Neste ano, o desafio contou com mais de 100 inscritos reunidos em 43 equipes do Brasil. Os acadêmicos participaram de um dia imersivo conduzido pela empresa Inovaria, facilitadora do Hackaton, formato desta edição, com a problemática 'Como comunicar e melhorar a imagem do agronegócio no Brasil para o público geral?'.

A equipe vencedora foi composta pelos estudantes Bruno Petinelli, Guilherme Rolin, Mariana Fraga e Renata Rodeghiero, que receberam orientação da professora Denise Avancini Alves. Utilizando o método do design thinking, o grupo conquistou a distinção com o projeto 'Novos Olhares: Ressignificando o agronegócio do campo a cidade'. A iniciativa consiste em um plano de comunicação com ações estratégicas para aproximar o campo da cidade, por meio da humanização dos processos agrícolas e informando sobre a importância do agronegócio no País.

Para Guilherme, que, nas duas últimas edições do PUA, foi contemplado com o segundo e o terceiro lugar, a experiência de participar da distinção é sempre única e representa a chance de crescer profissionalmente. A graduanda Mariana viveu sua primeira participação no prêmio e disse que a experiência é única e inesquecível. "A atividade explora a criatividade, as capacidades de planejamento, foco, relacionamento, oratória e, além disso, inspira e traz um grande conhecimento", relata.

Bruno e Renata também foram premiados com o segundo lugar na última edição, ocorrida no primeiro semestre deste ano. De acordo com ele, é sempre um privilégio participar do PUA. "Ganhamos espaço para mostrar nosso potencial e entregamos para a empresa patrocinadora soluções criativas e viáveis para problemas complexos." Renata, por sua vez, acrescentou que o prêmio permite uma aproximação muito significativa com o mundo empresarial. "Tivemos a oportunidade de visitar o escritório da Bayer e nos inspirar com o cuidado na forma como trabalham sua comunicação. Estamos ansiosos para conhecer a sede principal, na Alemanha, e poder trazer novas referências", declarou.

Comentários