Exemplos

Quando crianças, tomamos como exemplos nossos pais e as pessoas muito próximas, os adultos que nos influenciam. Depois que nos tornamos pais, sabemos que não basta falar para realmente convencer e transformar nossos filhos: precisamos agora ser nós os exemplos.

E assim é que ao longo da vida, vamos os seres humanos nos inspirando nos exemplos de outros. Que tal uma trajetória de persistência e superação para inspirar e mover aquelas células mais letárgicas? Para sairmos da teoria à ação ou mesmo para intensificarmos as ações? Podem ser, por exemplo, seres humanos que transitam no ambiente corporativo, político, esportivo ou da solidariedade entre outros. Por isto (um dos motivos), as biografias despertam tanto interesse e vendem tão bem. Porque além de tratarem da vida de pessoas que são admiráveis em suas áreas, tratam também da (normalmente) sucessão de momentos de difíceis que tiveram que enfrentar até atingir algo a que se possa chamar de obra. Importante destacar, porém, que muitas biografias e histórias de nações são muito romanceadas, no mau sentido da palavra. Fazem de um vendedor de balas que iniciou comprando na Ceasa R$ 5 em poucos anos um dos bilionários do planeta. Ou a biografia está romanceada demais ou está escondendo fatos.

Suas quedas, suas dúvidas, seus momentos de solidão na tomada de decisão, suas novas quedas, suas quase desistências, aqueles que as aconselharam a desistir, que não ia dar certo, os anos pelos quais passaram persistindo e remando contra a maré até construírem uma trajetória admirável.

Porque é do ser humano se enxergar no outro ser humano. A identificação, vendo que o outro passa pelo que ele passou ou está passando (daí o sucesso dos grupos de ajuda, por exemplo: são espaços onde viciados narram sua luta contra algo que lhes faz mal e pode fazer mal à sociedade. Na dificuldade coletiva, criam forças para superar).

Pois se é do ser humano inspirar-se nos outros seres humanos, nas suas lutas e conquistas, por que não haver mais inspiração de povos em outros povos? De exemplos de atividades de outros povos em que são bem sucedidos. Seja em pequenas coisas, como crianças limparem a sua própria escola uma vez por semana para dar valor a quem limpa e fundamentalmente não sujarem, até Estados que atingiram o bem estar social, países que reúnem empreendedores, outros que apesar de grandes dificuldades, conseguem fazer seus habitantes felizes, tornando aquele território uma pátria. Sejam exemplos na economia, sociais, culturais, por que em tempos de tanta tecnologia (o que facilita muito esta troca) não aproveitamos (nós, o Mundo) e passamos a fazer uma grande aldeia global de inspiração?

Aproveitemos este feriado de Carnaval (aqueles que não forem sair para a avenida) para trabalhar uma reflexão neste sentido? Você embarca comigo nesta e pensa quais são as pessoas, organizações, países que inspiram você? Como disse, podem ser pequenos exemplos até a formação de um povo. Vamos nessa e voltar inspirados?

DICAS DO GUION

Neste feriado de Carnaval, uma boa dica para que possamos nos inspirar são os filmes do Guion (que estará funcionando normalmente). Temos cinco concorrentes ao Oscar! E uma estreia! Aproveite o ar condicionado e as delicias da cafeteria e vá buscar fontes de inspiração na tela. Mas vamos lá:

ESTREIA

O Insulto (Drama, França-Libano, direção de Zouad Doueiri, 112min, 14 anos)

EM CARTAZ

Seguem em grande sucesso os formidáveis Lou; Com Amor, Van Gogh; O Jovem Karl Marx; Me Chame Pelo Seu Nome; Visage Village e The Square - A Arte da Discórdia.

Todos estes filmes são fortemente inspiradores, seja pelo aspecto que pegarmos. Como o feriado de Carnaval é longo, você pode aproveitar e ver todos! www.guion.com.br.

Comentários