Água e saneamento de POA são temas de maratona de dados promovida pela Unisinos

Evento terá como base informações colhidas pelo IBGE

Evento acontece em 8 de junho - Reprodução

A Unisinos Porto Alegre realizará, em 8 de junho, das 8h às 18h, a primeira edição da Maratona de Dados. O evento, organizado em parceria com Afonte Jornalismo de Dados, terá como foco os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) ligados à água e ao saneamento. A iniciativa contará com a participação do coordenador nacional do ODS 6 no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Bruno Perez. O evento é gratuito e oferece certificados de participação.

A 1ª Maratona de Dados Unisinos/Afonte terá como inspiração os hackathons (maratonas de programação) realizados por empresas de tecnologia para desenvolver produtos e captar talentos para trabalhar em projetos inovadores. A iniciativa desafiará estudantes e profissionais de diferentes áreas a mergulhar durante 10 horas na análise de indicadores sobre água e saneamento de Porto Alegre e região, com o objetivo de desenvolver soluções criativas de visualização de dados para conscientizar a população sobre a situação desses recursos na cidade e no País.

A atividade explorará as bases de dados do IBGE na plataforma ODS Brasil, lançada em 2018, no intuito de desenvolver propostas para ampliar o conhecimento dos cidadãos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável assumidos por 193 Estados Membros da ONU, incluindo o Brasil.  O desafio começará com uma breve apresentação de Perez sobre a Plataforma ODS Brasil com foco nos indicadores do Objetivo 6 - Água Potável e Saneamento. Em seguida, os participantes formarão equipes multidisciplinares para discutir, idealizar e prototipar uma proposta de visualização de dados para ampliar o conhecimento e construir novos significados em torno do tema. No final do dia, os times apresentarão sua solução para uma banca. Serão avaliados critérios de viabilidade técnica, usabilidade e impacto social da proposta.

O objetivo da 1ª Maratona de Dados Unisinon/Afonte é integrar estudantes e profissionais de diferentes áreas, como comunicação, desenvolvimento e análise de sistemas, estatística, ciências sociais e biológicas, geografia e outras especialidades. Mais informações e inscrições no site bit.ly/maratonadados.

Comentários