Carlos Guimarães prepara livro sobre comentário esportivo no rádio

Projeto é resultado da dissertação de mestrado que o jornalista apresentou neste ano

Obra teve participação e orientação de Luiz Artur Ferraretto. - Divulgação

Após apresentar a dissertação de mestrado em Comunicação, no início deste ano, pela Ufrgs, Carlos Guimarães está aproveitando a pesquisa para lançar um livro. Com a temática sobre o comentário esportivo contemporâneo, o jornalista contou ao Coletiva.net que pretende lançar a obra, editada pela Appris, nesta Feira do Livro de Porto Alegre, que ocorrerá de 1º a 18 de novembro, na Praça da Alfândega.

'O comentário esportivo contemporâneo: novas práticas no rádio de Porto Alegre' aborda uma análise da convergência no meio radiofônico desta área. Ele é resultado de sua tese quase na íntegra, apenas com algumas modificações. Dentre os tópicos que o jornalista discorreu, estão a relação com a audiência e as redes sociais, a análise tática e de desempenho, os dados do segmento, além de novidades da função.

Com a colaboração e orientação do professor da Ufrgs Luiz Artur Ferraretto, Guimarães contou que foram dois anos de pesquisa para escrevê-lo. Além de pesquisas bibliográficas, as páginas contêm entrevistas com comentaristas esportivos que atuaram em 2016 e 2017, além de nomes consagrados, como o do radialista Lauro Quadros.

De acordo com Guimarães, a obra é voltada para vários públicos, como estudantes de Comunicação, fãs de futebol e ouvintes. Com abordagem acadêmica, segundo o jornalista, este não será um livro com perspectiva ufanista ou com definições de que esse novo comentário é certo ou errado. "Também não quero que seja um guia ou manual. Não tenho essa pretensão. Trata-se de uma pesquisa que apontou para um novo modelo de análise esportiva, ainda em formação", explicou, ao explicar que o título do material, mesmo repetitivo, é de fácil entendimento ao público em geral.

Comentários