Cinco perguntas para Mateus Marques

Jornalista passou a integrar a equipe de reportagem da RBS TV de Porto Alegre, no lugar de Roberta Salinet

Mateus Marques

  1. Quem é você, de onde vem e o que faz?

Sou natural de Pelotas, tenho 22 anos e comecei a trabalhar com televisão em 2012, quando entrei na faculdade. Iniciei como estagiário na própria universidade (UCPel) e exercia as funções de repórter e apresentador. Após, na TV Nativa, na época afiliada da Record TV, atuei nos mesmos cargos. Em 2014, entrei na RBS TV Pelotas, também como estagiário. De lá para cá, fui aproveitando as oportunidades dentro da empresa. Tornei-me repórter em 2016, depois de formado, e fui para RBS TV Erechim. Tempo mais tarde, retornei para Pelotas, onde estava até o mês passado.

  1. Por que escolheu ser jornalista?

Sempre gostei de me comunicar. Nunca foi um sonho de infância ser jornalista, mas depois que conheci a profissão e, principalmente, o mundo da produção de TV e em audiovisual, descobri que era isso que gostava de fazer e o que eu queria seguir na vida.

  1. O que representa na sua carreira vir trabalhar em Porto Alegre?

Reconhecimento. Comecei a trabalhar em frente às câmeras bem novo, ainda aos 17 anos, e, até hoje, tenho procurado sempre buscar novas maneiras de fazer o que o público está acostumado a ver. Acredito que estar em Porto Alegre seja mais um passo para o meu crescimento profissional. Aqui, estou rodeado de grandes jornalistas e de pessoas que inspiram no dia a dia. Além disso, mudar sempre é bom, nos estimula a querer ir além e mostrar o nosso trabalho para mais pessoas.

  1. O que todo repórter de TV precisa saber?

Acredito que todo repórter precisa saber que a TV está mudando e que temos que acompanhar essa transformação. Temos que testar, procurar novos formatos e descobrir aquilo que o público gosta. A dica é, principalmente, para os estudantes. Eles devem procurar sair da faculdade prontos para o mercado e com muita vontade de fazer Jornalismo, além de aproveitar todas as oportunidades que aparecerem - até aquelas que parecem não valer a pena, pois são muito importantes para o crescimento.

  1. Quais são seus planos para daqui a cinco anos?

Desde que entrei na faculdade, tive metas e, até agora, consegui cumprir todas elas. A maior era chegar onde estou hoje. Tudo aconteceu muito rápido. Acredito que agora é hora de aproveitar o momento para aprender e crescer profissionalmente. Tenho planos de estudar fora, mas, por enquanto, o foco está no trabalho.

Comentários