Executivo da WayToGrow aborda papel da tecnologia na revolução dos negócios

Ronaldo Aloise Jr. participou da Semana ARP 2017 a convite do Grupo de Mídia

O fundador da empresa com foco em Design de negócios WayToGrow, Ronaldo Aloise Jr., falou a respeito do papel das tecnologias digitais na revolução dos modelos de negócios e dos relacionamentos. A participação do executivo aconteceu no Workshop dos Grupos de mercado, no espaço reservado ao Grupo de Mídia do Rio Grande do Sul, que integra a programação da 13ª Semana ARP de Comunicação. Os três dias de evento são organizados pela Associação Riograndense de Propaganda (ARP).

Diante de quase 30 pessoas, que se dispersaram ao longo da atividade, Ronaldo fez um panorama das três Revoluções Industriais da história da humanidade. A respeito da primeira, afirmou que foi o período em que houve a expansão do comércio internacional e o aumento do capital desencadearam, entre outros aspectos, na instalação de indústrias. A segunda trata do progresso científico e tecnológico, enquanto a terceira foi marcada pelo uso de tecnologias avançadas no sistema de produção industrial. "O mundo só evoluiu com a chegada da Revolução Industrial", constatou.

Já a quarta revolução, para Ronaldo, é caracterizada por modelos mais ágeis por causa da internet e em razão da convergência de tecnologias digitais, físicas e biológicas. "A tecnologia vem causando disrupturas que desafiam as empresas a redesenhar seus formatos de negócio, para que continuem gerando valor", disse, alertando que as pessoas ainda são mais lentas que as mudanças.

Diante desta realidade, o executivo explicou que os ciclos econômicos que antes eram longos, passam a ser curtos. O que significa menos hierarquia, concepção de durabilidade, poder centralizado, fragilidade e lentidão, e mais colaboratividade, geração de valor, poder móvel e adaptado e agilidade. "A ideia é ser um ninja!", exaltou.

Comentários