Jornalistas lançam projeto de media training

Marcela Roithmann, Deise Henkin e Eduarda Streb estão à frente do projeto

Marcela Roithmann, Deise Henkin e Eduarda Streb - Divulgação

As jornalistas Deise Henkin, Eduarda Streb e Marcela Roithmann lançam um projeto de media training, que visa a preparar presidentes de empresas, CEOs, executivos e colaboradores para interagirem de forma correta com a imprensa. A iniciativa pretende ensinar técnicas fundamentais para uma boa oratória e formar porta-vozes com capacidade de se relacionar não só com jornalistas em entrevistas, mas também em eventos, coletivas de imprensa, entrega de prêmios, entre outros.

A ideia surgiu depois que a jornalista Duda Streb deixou a TV para empreender. "Eu tinha aberto a minha empresa, a Eduarda Streb Comunicação, e muita gente me procurava pedindo auxílio - muitos profissionais reclamavam do nervosismo em falar em público ou em encarar o microfone. Pediam ajuda para vencer o medo e para ter melhor performance na oratória. Foi quando eu e a Deise Henkin, minha amiga de tantos anos e colega das antigas na RBS TV, pensamos nesta parceria", explica a profissional.

O curso de media training é realizado em três etapas: treinamento teórico, ministrado pelas jornalistas (pauta da entrevista, key messages, gestão de crise, como superar as dificuldades na oratória, dicas de postura, aparência, etc.); palestra com a fonoaudióloga Chênia Martinez; e treinamento prático com jornalistas convidados e avaliações. O curso também dará destaque às mudanças nas redações e o advento das redes sociais.

De acordo com a jornalista Deise, porta-vozes bem preparados evitam erros, aprendem a lidar com situações de crise e geram reportagens mais assertivas na mídia. "Isso contribui para o fortalecimento da credibilidade, da boa imagem e da reputação da empresa", destaca a profissional, que atua há mais de 20 anos como assessora de imprensa.

"Neste cenário globalizado, da notícia instantânea e das fake fews, é preciso saber comunicar as mensagens com clareza, qualidade, segurança e principalmente com verdade", completa a jornalista Marcela Roithmann. A parceria teve início com a Lojas Lebes, que recentemente realizou o treinamento de mídia para 10 executivos do seu time. Também faz parte do projeto a produtora Led Filmes, com Luiz Eduardo Rezende e Letícia Pacini.

Comments