Ramiro Martini, da Cinco TI, relata impressões sobre o SXSW

Agência levou grupo de 25 brasileiros para evento de inovação em Austin, no Texas

Credencial de Ramiro Martini no SXSW 2019 - Reprodução / Arquivo pessoal

Pela quarta vez no SXSW, evento de inovação que acontece anualmente em Austin, no Texas, Ramiro Martini, presidente da Cinco TI, em entrevista ao Coletiva.net, contou quais foram as suas percepções sobre a conferência de 2019. O profissional destacou que, nesta edição do evento, a agência levou um grupo de 25 pessoas para o South by Southwest, que se juntaram a outros 1.300 brasileiros e, assim, formaram a maior delegação estrangeira do evento.

Martini afirmou que o número de participantes oriundos do Brasil no evento é um dado extremamente relevante. "É um dever nosso levar para o nosso país o que vemos sobre o que está acontecendo aqui, pois a nossa economia está precisando disso, as pessoas estão necessitando de inovação, a partir de outras ideias", explica. O presidente da Cinco TI também ressaltou que o SXSW deste ano teve "uma pegada política muito forte", algo que não havia observado em outras edições, destacando um congresso dedicado inteiramente ao assunto, com a presença de senadores e possíveis candidatos à presidência dos Estados Unidos em 2020.

Entrando no campo da inovação e tecnologia, Martini comparou esta edição com as anteriores, que focavam em realidade aumentada e no campo virtual, por exemplo. Neste ano, no entanto, ele afirma que o fator humano teve destaque, trazendo uma outra visão para o evento, algo com o qual concorda plenamente. Ramiro também falou que, no SXSW 2019, houve espaço para falar sobre o futuro do trabalho, enfatizando que as soft skills (aptidões que competem à personalidade e ao comportamento do profissional) farão a diferença: "É o que vai valer daqui para a frente, porque tudo o que a gente aprende tem uma validade cada vez mais curta. Então, o que vale não é o que eu sei, mas sim como eu aprendo".

Depressão e solidão foram temas abordados que também chamaram a atenção do profissional durante o evento de inovação em Austin, lembrando ao público presente que é importante que as pessoas não se isolem. Além disso, Martini fala que no congresso deste ano foi abordada a importância da curadoria, que podem auxiliar a combater as fake news, por exemplo. Isso porque já que vivemos em uma época de grande abundância de informações. "Quem tiver o poder de diminuir as opções do usuário, vai facilitar muito a venda. Se alguém chega em uma padaria e tem 10 tipos de pães, essa pessoa vai ficar na dúvida e não vai levar nada", explica.

O SXSW é um conjunto de festivais de cinema, música e tecnologia, que acontece anualmente desde 1987. A cobertura internacional de Coletiva.net é proporcionada pelo apoio das marcas Banrisul e Dinamize.

Comentários