Troféu Cidade de Gramado vai para Mauricio de Sousa

Cartunista será homenageado no 47º Festival de Cinema de Gramado

Maurício de Souza - Divulgação

O desenhista, cartunista, roteirista, produtor, diretor Mauricio de Sousa foi a personalidade escolhida para receber o Troféu Cidade de Gramado, no 47º Festival de Cinema de Gramado. O criador da Turma da Mônica comemora seis décadas de carreira e, por isso, o evento cinematográfico quer enaltecer essa trajetória e homenagear o profissional que elevou as histórias em quadrinhos e a animação brasileiras a patamares internacionais.

O troféu será entregue na noite de 21 de agosto, no Palácio dos Festivais e, na homenagem, também será exibido o filme 'Turma da Mônica: Laços', que estreia nacionalmente em 27 de junho. A sessão especial será às 9h, no Palácio dos Festivais, também dia 21. A apresentação terá, na sequência, um aguardado bate-papo com o autor.

Os personagens da Turma da Mônica foram apresentados na televisão na década de 1960 e as histórias completas passaram a ser produzidas 16 anos depois. A partir de 1980, surgiram filmes e vídeos, e a Turma da Mônica passou a ser a primeira série de animação brasileira, além da série Cinegibi e da série de animação Mônica Toy, no YouTube, que supera as seis bilhões de visualizações em todo o mundo.

Comentários