Valesca de Assis é eleita patrona da Feira do Livro

Escritora substituirá Cíntia Moscovich, que foi selecionada para o cargo na edição de 2016

Valesca de Assis - Reprodução

A escritora Valesca de Assis foi anunciada na manhã desta quarta-feira, 11, como a patrona da 63ª Feira do Livro de Porto Alegre. A autora, que concorreu com André Neves, Caio Riter, Celso Gutfreind e Luis Dill, substituirá Cíntia Moscovich, que foi selecionada para o cargo em 2016. O anúncio foi feito pela Câmara Rio-Grandense do Livro. O evento literário ocupará a Praça da Alfândega entre 1º e 19 de novembro.

Além de escritora, Valesca é professora. Nascida em Santa Cruz do Sul, estreou na literatura em 1990, com A Valsa da Medusa. Também publicou livros como A Colheita dos Dias (1992), O Livro das Generosidades (1997) e Harmonia das Esferas (2000), que conquistou o prêmio Revelação de Autor, da Associação Paulista de Críticos de Artes e foi finalista do Prêmio Açorianos. Em 2010, lançou Um Dia de Gato (2010) que foi seu primeiro título infanto-juvenil. Em 2016 publicou o romance A Ponta do Silêncio.

Na edição deste ano, todas as atividades da feira serão realizadas na Praça da Alfândega. A Câmara Rio-Grandense do Livro anunciou que haverá dois espaços para as sessões de autógrafos, uma localizada em frente à outra na Rua da Praia. A praça de alimentação será instalada na Avenida Sepúlveda, ao lado do Museu de Artes do Rio Grande do Sul (Margs). 

Entre os nomes confirmados na programação estão o da escritora mineira Conceição Evaristo, da presidente da Fundação José Saramago Pilar Del Río e do escritor indígena Daniel Munduruku. O poeta Sergio Vaz, o angolano Ondjaki, o português Ricardo Araújo Pereira, a ilustradora Rosana Rios e o escritor de livros infanto-juvenis Manuel Filho também participarão da feira.

Comentários