Versão da hora

Folha de S.Paulo deixa de atualizar conta no Facebook após visibilidade do jornalismo profissional pela rede social cair

A partir desta quinta feira, 8, a Folha de S.Paulo deixa de publicar conteúdo no Facebook. A decisão, que se deu após a visibilidade do jornalismo profissional pela rede social cair, faz parte do novo Projeto Editorial da Folha, divulgado no ano passado. O jornal manterá sua página na rede, porém não mais a atualizará com novas publicações.

Com algumas mudanças na rede, o algoritmo do Facebook passou a privilegiar conteúdos de interação pessoal em vez daqueles distribuídos por empresas, dentre elas as de comunicação. Dessa forma, o usuário consome conteúdos com os quais tem afinidade. A disseminação de notícias falsas foi um agravante na decisão da rede social de Mark Zuckerberg, problema que se agravou na eleição presidencial dos Estados Unidos em 2016.

Sem conseguir solucionar a questão de identificar o que é conteúdo relativo a jornalismo profissional e o que não é, o Facebook anunciou no mês passado que reduziria o alcance das páginas de veículos de comunicação, entre outros. Em compensação, passou a dar prioridade aos conteúdos feitos por amigos e familiares.

A Folha, que tem 5,95 milhões de seguidores no Facebook, aproveitou que a importância da rede social como canal de distribuição de notícias já vinha caindo. Em janeiro, por exemplo, o volume total de interações obtido pelas 10 maiores páginas de jornais nacionais na rede caiu 32% em comparação com o mesmo período de 2017, conforme dados obtidos pelo impresso de São Paulo.

Comentários