SXSW verde e amarelo: Brasil é uma das maiores delegações no festival

Com 1,3 mil participantes em 2018, Brasil se consolida como uma das maiores presenças estrangeiras no evento

Divulgação/Coletiva.net

Os números oficiais ainda não foram divulgados, mas os dados preliminares já são maiores do que os da edição passada, quando o Brasil teve pouco mais de mil participantes e foi a segunda maior delegação internacional, atrás do Reino Unido. Parte deste crescimento é impulsionada pela comitiva da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) que, neste ano, reúne uma delegação recorde de 77 empresas - nove a mais do que na edição anterior. Dessas, 15 estão expondo no pavilhão brasileiro no Trade Show, onde as cores verde e amarelo se destacam.

Segundo Diogo Akitaya, supervisor de promoção de negócios da Apex, a expectativa é de que a participação no festival gere 40 milhões de negócios para as 77 empresas participantes nos próximos 12 meses. "Começamos a participar em 2004, mas na época só acompanhávamos o pessoal da música. A partir de 2014, começamos o apoio institucional forte, com empresas da área de audiovisual e tecnologia. E fomos aprendendo a usar o festival, agora temos empresas de diferentes áreas da economia criativa. É uma excelente oportunidade para contatos e negócios", conta Diogo.

Das 77 empresas brasileiras, oito são gaúchas. Uma delas é a Volta Atelier, com sede em Caxias do Sul, que produz bolsas para exportação com material de reaproveitamento de resíduos de indústrias do Vale do Sinos. Outro diferencial do produto é a mão de obra artesanal, incluindo no quadro de funcionários refugiados do Haiti. "As pessoas aqui ficam muito impressionadas quando veem que as bolsas são costuradas à mão, isso não existe mais", conta a proprietária e designer Fernanda Daudt.

Graças aos contatos realizados no festival do ano passado, a empresa ampliou de dois para 12 o número de fornecedores estrangeiros, e hoje tem uma distribuidora em Miami. "Participar do festival é uma experiência incrível, isso mudou a nossa vida", comemora Fernanda, que agora pela segunda vez está no SXSW.

 

Comentários