"Um dia histórico", diz gerente de Jornalismo da Record sobre debate

Emissora transmitiu encontro com os candidatos ao Palácio Piratini na tarde deste sábado

Cenário foi montado especialmente para o debate - Divulgação/ Coletiva.net

A tarde deste sábado, 29, foi um pouco mais movimentada do que o normal nas dependências da Record TV RS. O motivo foi o debate com os candidatos ao governo do Rio Grande do Sul, que foi transmitido ao vivo, das 13h25 às 15h10. Mais de 50 profissionais da emissora estiveram envolvidos na transmissão, que foi coordenada pelo gerente interino de Jornalismo, Luiz Piratininga, e pela chefe de redação, Luciane Echevarria. "Foi um dia histórico e a sensação é de dever cumprido", falou Luiz, em entrevista ao Coletiva.net, cuja equipe acompanhou o debate in loco.   

Junto aos jornalistas da emissora, estavam profissionais do Correio do Povo, como Taline Opitz, colunista de Política; Tiago Medina, pelo site; e Jonathas Costa, responsável pela cobertura multimídia. Pela rádio Guaíba, que também transmitiu o debate, Lucas Rivas fez entradas ao vivo na programação. O apresentador André Haar conduziu o encontro que foi dividido em quatro blocos, coordenando o tempo de fala de cada candidato e fazendo o direcionamento das perguntas. A produção geral do debate ficou por conta de Álvaro Oliveira.

Mais de 40 pessoas estavam presentes no estúdio, entre equipe técnica, jornalistas da casa e assessores dos candidatos, que eram autorizados a falar com os concorrentes nos intervalos de cada bloco. Dentre eles estavam Soraia Hanna (Mateus Bandeira), Cleber Benvegnú (José Ivo Sartori) e Fábio Bernardi (Eduardo Leite)

Na sala ao lado, separada por uma parede de vidro, fica a redação, onde estavam outros jornalistas do Grupo Record e demais assessores dos candidatos para os quais não foi liberado acesso ao estúdio, que puderam assistir ao debate pela TV em outra sala. Também estavam presentes colaboradores do Jornal do Comércio e do Estado de S. Paulo.

Participaram os políticos Eduardo Leite (PSDB), Jairo Jorge (PDT), José Ivo Sartori (MDB), Mateus Bandeira (Novo), Miguel Rossetto (PT), e Roberto Robaina (Psol). Após, André Haar gravou entrevistas com os também concorrentes ao Palácio Piratini Julio Flores (PSTU) e Paulo de Oliveira Medeiros (PCO). O material de sete minutos será veiculado no Rio Grande no Ar, em 1º e 2 de outubro, conforme sorteio prévio.

Luiz explicou ao portal que a emissora se preparou para o momento ao longo do último mês, e que saiu tudo dentro do planejado. Segundo ele, este encontro "saiu da mesmice de outros debates e certamente colaborou com os indecisos que ainda não escolheram seu candidato". Ao final, os repórteres da casa Luize Baini e Samuel Vettori gravaram boletins para o Jornal da Record e para a Record News, em rede nacional, respectivamente.

Comentários