"Trabalhamos para que todos continuem assistindo TV", diz presidente da Seja Digital

Antonio Carlos Martelletto apresentou campanha para desligamento do sinal analógico e implementação do sinal digital

Antonio Carlos Martelletto - Divulgação/Coletiva.net

O presidente da Associação Administradora do Processo de Redistribuição e Digitalização de TV e RTV - Seja Digital, Antonio Carlos Martelletto, apresentou na manhã desta quarta-feira, 4, a campanha para desligamento do sinal analógico e implementação do digital. Para um público de aproximadamente 80 pessoas, entre representantes de 14 prefeituras gaúchas, empresários e profissionais de imprensa, ele enfatizou o objetivo da instituição: "Nosso compromisso é trabalhar para que toda a população continue assistindo TV". A cerimônia ocorreu no Salão Júlio de Castilhos, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, e foi transmitida ao vivo pela TV Assembleia.

Martelletto explicou que a campanha visa a orientar toda a população sobre a migração do analógico para o digital, cuja data-limite está prevista para 31 de janeiro de 2018 em 89 cidades gaúchas. A partir deste dia, a programação dos canais abertos de televisão será transmitida apenas pelo sinal digital. "A Seja Digital trabalha para se comunicar com a sociedade em geral, a partir de campanhas em TV e pela internet", salientou o presidente da instituição não governamental e sem fins lucrativos. Ele adiantou, ainda, que serão entregues 432 mil kits gratuitos para as famílias inscritas em programas sociais do governo federal.  

Em primeira mão para os presentes, foram apresentados dois vídeos que serão veiculados na TV e na internet. "Temos ainda nossa mascote Digital, que levará as informações para escolas e eventos sociais", lembrou. Martelletto também destacou que o desligamento do analógico permitirá que o sinal de internet móvel seja ampliado nas regiões que abrangem o programa.   

Em nível mundial, 68 países já desligaram o sinal analógico e 55 estão em processo de desligamento. No Brasil, a capital federal foi a primeira cidade a ser contemplada, em 2016, seguida de São Paulo. Até o final do próximo ano, todos os municípios brasileiros deverão ter apenas o sinal digital. Na Região Sul, a responsável pelo processo é a gerente regional Márcia Cavalcante.

Participaram do encontro o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edegar Pretto (PT); o superintendente de Comunicação da AL, Marcelo Nepomuceno; o presidente da Rede Pampa, Alexandre Gadret; o presidente da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert), Roberto Cervo Melão; e representantes da Associação Riograndense de Imprensa (ARI). A Prefeitura de Porto Alegre esteve representada pela secretária de Desenvolvimento Social, Maria de Fátima Záchia Paludo. Ao final do evento, dirigentes das cidades gaúchas assinaram o termo de acordo e receberam um kit com antena e controle remoto como símbolo do programa. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas pelo site www.sejadigital.com.br ou pelo telefone 147.

Comentários