Desligamento parcial do sinal analógico é positivo, diz gerente regional da Seja Digital

Márcia Cavalcante destaca que tempo extra é uma oportunidade de atingir 100% da população na transição

Márcia Cavalcante - Reprodução

A ampliação do prazo para a transição do sinal analógico para o digital, que se estendeu até 14 de março, é vista como positiva pela gerente regional da Seja Digital, Márcia Cavalcante. "É uma ótima oportunidade para atingirmos 100% da população", mencionou em entrevista exclusiva ao Coletiva.net. A prorrogação foi anunciada em 31 de janeiro, quando 90% da população já havia feito a transação, conforme Márcia.

Para a gerente regional, os dias a mais no calendário permitirão que as pessoas que ainda não adquiriram os kits com antena, conversor e controle remoto possam se planejar com mais calma. "Também é importante para as emissoras que ainda precisam fazer ajustes de engenharia", lembrou. Segundo Márcia, ainda faltam 60 mil kits a serem distribuídos, de um total de 490 mil. "Alertamos a população para que não deixe para a última hora, para que todos sejam contemplados", informou, ao garantir que não haverá outra prorrogação. "Dia 14 de março é a data definitiva." Ela também afirmou que as emissoras que estiverem prontas para operar com o sinal digital já podem realizar a transição.

A decisão de transferir a data foi tomada entre os membros do grupo de implantação da TV digital (Gired), coordenado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A digitalização da TV aberta permitirá que os programas tenham mais qualidade de som e imagem. Além disso, com o desligamento do sinal analógico, haverá a liberação da faixa de 700 MHz, radiofrequência que será utilizada para ampliar o serviço de telefonia e internet 4G no Brasil.

Os beneficiários de programas sociais do Governo Federal têm direito a receber gratuitamente um kit com antena, conversor e controle remoto. Todas as informações podem ser consultadas no site www.sejadigital.com.br/home ou pelo telefone da Central de Atendimento no 147. 

Leia mais:

Presidente da Anatel garante que ninguém ficará sem assistir televisão

"Trabalhamos para que todos continuem assistindo TV", diz presidente da Seja Digital

Comentários