Notícias

Superintendente de Governos do Banrisul defende o “pensar fora da caixa”

“GovTech não é só sobre soluções para o governo, mas também sobre o atendimento à população”, pontuou André Perini, em conversa com a reportagem de Coletiva.net. O superintendente de Governos do Banrisul, que compareceu ao GovTech Summit na manhã desta quinta-feira, 15, ponderou que, para implementar de forma efetiva um movimento de inovação nos governos, é necessário “pensar fora da caixa”.

De acordo com Perini, a transformação digital não é somente informatizar um processo, mas, sim, pensar em uma jornada. “Nos governos, isso acaba sendo um pouco mais vagaroso por conta da legislação, mas isso não representa um impedimento à inovação”, ponderou. Por isso, o superintendente considera que eventos como o GovTech Summit podem ser aliados na apresentação de alternativas e para “desmistificar” os processos de digitalização.

Para o executivo, é a partir de encontros como esse que é possível internalizar a inovação. “Antes de ser algo natural, do dia a dia, precisamos desses eventos como indutores, para começar a abrir a mente”, disse.

Raízes na inovação

Ao comentar a presença do Banrisul, que também é patrocinador da iniciativa, Perini salientou as raízes da instituição financeira na inovação. “Nós tivemos o primeiro grande computador do Rio Grande do Sul”, afirmou. Em relação ao histórico mais recente, ele destacou outras linhas de atuação do banco, como o BanriTech, que visa a impulsionar esse ecossistema, e os ciclos de aceleração, que comportam 30 startups cada. “Algumas dessas empresas foram vencedoras e outras estiveram muito bem colocadas nas duas edições do South Summit Brazil”, revelou.

Atualmente, o Banrisul ainda marca presença no Instituto Caldeira e no NAVI – hub de Ciência de Dados e Inteligência Artificial liderado pelo Tecnopuc, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), e pela Wisidea Ventures. Além disso, a instituição promove ações de incentivo para que o setor econômico também se movimente. “Aqui no GovTech, estamos com um estande que reúne nossas áreas de Governos e de Desenvolvimento, que trabalham com linhas de financiamento para Inovação, voltadas a startups”, pontuou.

De acordo com o superintendente, o Banrisul está “incorporado” ao meio, com unidades de atendimento exclusivas voltadas ao setor. “Por isso, estar aqui tem tudo a ver com o nosso momento. Não podemos deixar de incentivar”, afirmou. Para Perini, a instituição financeira precisa aderir a esse projeto, não como um pilar da gestão atual do Rio Grande do Sul, mas como um projeto de futuro.


Entre 15 e 16 de junho, a reportagem de Coletiva.net acompanha o GovTech Summit, realizado pela Moove, no Nau Live Spaces, em Porto Alegre. Com apoio do Banrisul, a equipe trará matérias e entrevistas exclusivas sobre o evento que visa conectar empreendedores digitais, startups e decisores do setor público, na busca de soluções para melhorar serviços e processos. Conteúdos especiais poderão ser conferidos nas redes sociais – Facebook, Twitter e Instagram -, além de drops em Coletiva.rádio.

Compartilhar:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Relacionados

CADASTRE-SE
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Aviso: se você optou por parar de receber nossos e-mails e deseja voltar à nossa lista, ou está com dificuldades para se cadastrar, entre em contato com a Redação pelo formulário Fale Conosco e informe seu nome e o e-mail que deseja incluir.