Os 66 anos de independência do Líbano, comemorados no último dia 22, foram homenageados pelo Grande Expediente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul nesta terça-feira, 24. Neto de emigrantes libaneses, o deputado estadual Luiz Fernando Záchia foi quem propôs a iniciativa. Em seu pronunciamento, o parlamentar destacou o caráter histórico e milenar da cultura do país, relembrando ainda a trajetória de sua família.
Záchia também falou do “novo Líbano”, que pode conferir de perto durante missão empresarial ao país, em outubro, juntamente com o cônsul honorário do Líbano no Rio Grande do Sul, Ricardo Malcon. “É um país que emerge de um período pós-guerra civil. Um período de crescimento acelerado, de reconstrução e de reunificação dos povos que formam a nação libanesa. Um grande expediente homenageando a fantástica capacidade do povo libanês de se reerguer e projetar o futuro” avaliou.
No último domingo, um jantar reuniu cerca de 450 pessoas na Sociedade Libanesa, em Porto Alegre. Além de Ricardo Malcon, Cirne Chamun, presidente da Sociedade Libanesa de Porto Alegre, e Cláudio Selaimen Satte, presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Libanesa, foram os anfitriões do evento, que reuniu personalidades de destaque nas comunidades gaúcha e libanesa.


*As discussões estão sujeitas à moderação. Antes de comentar, leia nossa Política Editorial