Estreou no último sábado, 2, o ‘MusicalmenTchê’, reality show que desafia artistas locais a compor uma música que homenageia setembro, o Mês dos Gaúchos. Foram convidados a participarem os músicos Capitão Faustino, Elton Saldanha, Fernando Espindola, Régis Marques e Su Paz. A atração faz parte do ‘Galpão Crioulo’, que vai ao ar a partir das 6h50, na RBS TV.
Exibido durante o mês de setembro, ‘MusicalmenTchê’ contará com uma votação aberta ao público para a escolha da música vencedora. O campeão do desafio receberá o troféu Luiz Carlos Borges, concebido pelo escultor Caé Braga – o nome homenageia um dos grandes artistas da música regionalista que faleceu em maio deste ano.
Ao longo dos cinco episódios, os telespectadores poderão acompanhar o processo de criação da letra e da melodia, além de conhecer as principais inspirações e referências dos compositores. Como desafio adicional, as canções deverão ter, obrigatoriamente, quatro palavras: brilhante, chimarrão, pilcha e trova.
“Temos artistas experientes juntos de uma gurizada que está chegando. É um momento muito especial de fortalecimento desses compositores”, destaca o apresentador do ‘Galpão Crioulo’, Neto Fagundes. Ele, que também é músico, apontou que é “fundamental” valorizar esse encontro de diferentes gerações.

