Notícias

+Visão +Educação’: Ponto assina projeto para o Conselho de Optometria do RS

Visando atingir 10 mil crianças do ensino fundamental da rede pública do Rio Grande do Sul, o Conselho Regional de Óptica e Optometria do Rio Grande do Sul (Croo-RS) lançou o projeto ‘+Visão +Educação’. Com assinatura da Ponto, agência que atua em cases de impacto positivo, a iniciativa levará optometristas registrados até as instituições para avaliar a visão dos alunos e, caso haja necessidade, os óculos serão fornecidos por meio de parcerias. Tudo ocorrerá de forma gratuita.

Segundo especialistas na área, após o período de isolamento na pandemia, houve um aumento no atendimento de crianças com miopia. A condição, considerada uma epidemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), prejudica o aprendizado. Fundador e sócio da Ponto, Cláudio Oliveira explicou ao Coletiva.net que um dos catalisadores da iniciativa foi a história de um menino que repetiu quatro vezes de ano, pois precisava de óculos e ninguém da família ou da escola percebeu.

A partir disso, a agência pensou o projeto, estudou o cliente e buscou uma forma de impactar a sociedade. “É um problema sério e o propósito da optometria é ser uma barreira para a cegueira evitável”, afirmou. Além disso, a iniciativa busca fortalecer a área, que foi reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2021, e a marca do Conselho, devolvendo algo positivo para a população. “O nome ganha outra conotação. E até quem estiver trabalhando como optometrista de forma ilegal perceberá que a entidade está atuante”, justificou.

Estudo inédito

Robson Lhul, sócio e diretor de Relacionamento da Ponto, foi responsável por coordenar o ‘+Visão +Educação’. Relações-públicas, especialista em Sustentabilidade e Meio Ambiente, ele avaliou que o projeto é de fundamental importância para a saúde visual das crianças gaúchas e impactará as futuras gerações. “Entendendo a estratégia da marca, de implantar um modelo de saúde visual para o Brasil, desenvolvemos a campanha para chegar ao maior número de municípios gaúchos”, contou.

Além de atingir, inicialmente, 10 mil crianças até o quinto ano escolar, a ação busca gerar um estudo inédito no Rio Grande do Sul a respeito da visão e do impacto na educação. “Desejamos chamar a atenção dos nossos governantes, para colocar essa causa na pauta das políticas públicas”, defendeu. Com cinco mil atendimentos realizados até o momento, Robson revelou que a aceitação tem sido “excelente” por todo o Estado, “onde os optometristas têm realizado um trabalho pro bono incansável”. “São cinco mil famílias impactadas de forma positiva”, celebrou.

Alerta

O optometrista Alexandre Classmann, presidente do Croo-RS, pontua que a exposição excessiva a telas tem gerado alterações no funcionamento adequado da visão das crianças, o que acarreta em distúrbios. “A miopia em crianças preocupa pois é ocasionada pelo aumento do tamanho do olho, e com o crescimento corporal resulta em aumento também do grau de correção dos óculos, que lhe acompanhará por toda a fase acadêmica”, defende. De acordo com o profissional, o projeto é uma forma de alertar e colaborar com as crianças e a sociedade gaúcha.

Atualmente no Rio Grande do Sul, 300 optometristas são responsáveis por mais de 30 mil atendimentos e 30 mil receitas de óculos por mês. Cerca de 40% das prescrições de lentes no Estado já são provenientes de profissionais com formação de nível superior, segundo dados do Croo-RS. No Brasil, cinco mil profissionais da área atuam no Sistema Único de Saúde (SUS).

Compartilhar:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Relacionados

CADASTRE-SE
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Aviso: se você optou por parar de receber nossos e-mails e deseja voltar à nossa lista, ou está com dificuldades para se cadastrar, entre em contato com a Redação pelo formulário Fale Conosco e informe seu nome e o e-mail que deseja incluir.