Cerca de 60 profissionais da Publicidade gaúcha se reuniram na manhã desta quinta-feira, 25, na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em Porto Alegre, para prestigiar a quinta edição deste ano do ‘Frente a Frente’, promovido pelo Sistema Nacional das Agências de Propaganda do Rio Grande do Sul (Sinapro-RS). Para debater o tema ‘A atuação da agência pela perspectiva do cliente’, foram convidados três gestores de duas organizações privadas e uma pública que contratam serviços de empresas do setor.
O evento foi aberto pela vice-presidente da entidade, Aira Franciosi, que deu boas-vindas ao público e celebrou a presença dos debatedores. A dirigente também destacou aos associados as realizações da organização neste ano em um rápido balanço da atuação do Sinapro-RS. Diretor de Comunicação da instituição, Rodrigo Rey ainda apresentou aos convidados a campanha ‘É só 3%, mas pode valer até 100% do seu negócio’, que busca ressaltar a relevância dos investimentos em Marketing.
Palestras
Nesta edição, os gestores convidados a palestrar foram Denis Alessandro da Silva, diretor de Marketing e Relacionamento da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); e Liana Bazanela, diretora de Marketing e Negócios do Sport Club Internacional. Além deles, falou Malu Macedo, diretora de Publicidade da Secretaria de Comunicação do Governo do Estado (Secom-RS).
A série de painéis foi iniciada por Liana que destacou ser fundamental que haja alguns pilares e pré-requisitos no contato entre clientes e agências para “conseguirmos tirar o maior proveito possível dessa relação”. Dentro desse pensamento, ela elencou três pontos que julga importantes para esse relacionamento.
Entre eles, a profissional defende a necessidade de se entender e conhecer o cliente e saber se sua equipe tem afinidade com o contratante. “Por exemplo, para mim, preciso trabalhar com uma empresa que tenha criativos que conheçam futebol. Do contrário, eles podem fazer um baita trabalho, mas que não terá nada a ver com o meu setor”, pontuou.
Em seguida foi a vez de Malu, que se concentrou em falar sobre qual é a agência ideal para a sua organização. “Eu preciso de um escritório criativo, com pensamento novo. Parece ser óbvio, mas não é. Temos muitas empresas com soluções de décadas atrás. Para mim, a melhor é aquela que preza e tem prazer pelo diferente”. Além disso, ela ressaltou que o mais importante é se sentir um cliente valorizado: “Quero perceber que, independentemente do meu tamanho, eu sou a coisa mais especial para aquela agência”.
Por fim, Denis vê a agência como um parceiro estratégico e operacional, que deve ter três características no serviço: conhecimento, comprometimento e criatividade. O último ponto, para o gestor, é a principal qualidade e a que mais deve ser ressaltada para o cliente. O diretor também salientou outros dois diferenciais que busca em uma empresa parceira: agilidade e processo.
Como tradicionalmente acontece, após as explanações foi dado espaço para o público, que pôde endereçar as dúvidas e debater com os painelistas. A quinta edição de 2023 do ‘Frente a Frente’ teve apoio da Associação Riograndense de Propaganda (ARP) e da ESPM, patrocínio da Premium Ads e cobertura de Coletiva.net.

