A Secretaria de Comunicação Social (Secom) da República e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) lançaram nesta segunda-feira, 18, um edital para seleção de 15 vagas de consultores especializados em Comunicação e Mobilização Social. O Rio Grande do Sul é um dos territórios que estão procurando profissionais para organização do ‘Manual de Boas Práticas em Comunicação Popular e Periférica’ e do ‘Guia de Sustentabilidade e Promoção da Diversidade do Jornalismo Periférico e Independente’.
Os outros 14 territórios onde estão sendo buscados esses profissionais são: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e São Paulo. As inscrições, que se iniciaram na última sexta-feira, 15, vão até 15 de janeiro de 2024 e podem ser realizadas pelo site da Unesco, onde o candidato pode escolher o estado para o qual deseja concorrer à vaga.
As instituições impõem alguns critérios obrigatórios, como: nível superior completo nas áreas de Comunicação, Ciências Humanas, Ciências Sociais ou áreas relacionadas; experiência comprovada de pelo menos três anos na atuação em organizações de mídia independente ou popular; e vivência com práticas comunicacionais e educacionais em territórios periféricos. Esse concurso faz parte do Acordo de Cooperação Técnica – assinado em outubro pelo ministro da Secom, Paulo Pimenta, pela diretora da Unesco no Brasil, Marlova Jovchelovitch, e pela embaixadora Maria Luiza Ribeiro Lopes, diretora-adjunta da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) – instituindo o Projeto ‘Promovendo o Acesso à Informação, o Exercício de Direitos, o Combate à Desinformação e a Defesa da Democracia’.

