Colunas

Unidos venceremos

O grande racha que foi gerado no Clube dos 13 por conta do novo contrato de direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro 2012-14 enfraquece …

O grande racha que foi gerado no Clube dos 13 por conta do novo contrato de direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro 2012-14 enfraquece de forma inquestionável os clubes. A entidade foi criada exatamente porque estes mesmos clubes encontravam-se fragilizados nas suas negociações. Em 1987 então, foi pensado o princípio básico das entidades: unidos venceremos.

Historicamente, o ser humano tem mais poder se unido em grupos. Quanto maior o grupo, mais forte. Este é o princípio que norteia as cooperativas, por exemplo. Também foi a união de pessoas que derrubou governos(Revolução Francesa), fez com que se realizassem eleições(Diretas Já no Brasil de 1984, mobilizações populares no Oriente Médio atualmente). Produtores de leite se organizam em cooperativas. De vinho. Eles sabem que a força está na união.

Sabe-se naturalmente que há também motivações de ordem pessoal por trás de toda esta movimentação. Em certa medida é natural, somos todos seres humanos. Porém, as motivações pessoais não podem cegar o equilíbrio. Não podem servir para criar uma bruma na razão e transformar uma negociação de muitos milhões(na verdade, de mais de um bilhão de reais) em um assunto pessoal.

Entendo que ao negociarem isoladamente, os clubes estarão incorrendo em um pecado fundamental: estarão se enfraquecendo. Desta forma, o ganho financeiro inicial terminará por tornar o clube mais fraco em um futuro breve. Ganhar milhões a mais agora significará perder bem mais logo ali na frente. Basta refletir: as emissoras terão mais facilidade e poder na negociação ao tratarem com um clube isoladamente ou com 20 ao mesmo tempo?

Isto sem falar no poder maior dos clubes do Sudeste(RJ e SP). Já detém uma fatia maior do que os clubes do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais, por exemplo. Mesmo o Santos compõe um grupo único, detendo uma cota superior à dupla Grenal. Porém, está claro que principalmente Corinthians e Flamengo querem fatias muito maiores do que as atuais. Uma outra briga à vista, uma briga interna que está indo para os veículos de comunicação. E nunca esquecedo que, ao negociarem de forma isolada, os clubes (Grêmio, Internacional, Cruzeiro, Atlético-MG, etc) se tornam ainda mais fracos. Mais vulneráveis.

Lutar por valores superiores é justo e razoável. Sempre estamos em busca do melhor na vida, é natural, saudável. Porém, é preciso estratégia. Não se pode buscar o lucro imediato pondo em risco o futuro breve. As emissoras jogam o jogo. Se encontrarem os clubes divididos, tanto melhor para elas.

O que acontece nos bastidores, nas discussões internas e naturais de uma associação como o Clube dos 13, deve ficar reservado a eles. Há um interesse maior em jogo(com o perdão do trocadilho) e ele precisa ser a prioridade, tratado com estratégia. Somente a união pode fortalecer os clubes e fazê-los ganhar mais. Já estive dentro de Grêmio e Internacional e sei que eventualmente o fator emocional fala mais alto. Mas, neste momento e caso, cabeça fria e pensamento estratégico significam chegar à vitória.

Autor

Flavio Paiva

Compartilhar:

*As discussões estão sujeitas à moderação. Antes de comentar, leia nossa Política Editorial

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Relacionados

CADASTRE-SE
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Aviso: se você optou por parar de receber nossos e-mails e deseja voltar à nossa lista, ou está com dificuldades para se cadastrar, entre em contato com a Redação pelo formulário Fale Conosco e informe seu nome e o e-mail que deseja incluir.