Aluno contabiliza nomes de jornalistas em logradouros da Capital

Italo Bertão Filho descobriu que 87 endereços homenageiam profissionais da área

Crédito: Pedro Spieker
O estudante de Jornalismo da Famecos, da PUC, Italo Bertão Filho produziu uma reportagem especial sobre os jornalistas que dão nome a 87 logradouros de Porto Alegre. Destes, o aluno registrou que 57 são ruas, 11 avenidas, nove praças, cinco travessas, três largos e um parque. O texto foi publicado na última sexta-feira, 7, no Dia do Jornalista, no portal do Editorial J - laboratório de experimentação da faculdade.  As fotos que ilustram o conteúdo são do também estudante Pedro Spieker.
Em entrevista ao Coletiva.net, o repórter Italo Bertão Filho, estudante do terceiro semestre de Jornalismo, disse que a produção do material contou com pesquisas exaustivas, leitura de três livros e entrevistas. "Foi uma experiência gratificante por poder contribuir com a historiografia do Rio Grande do Sul e da profissão", afirmou sobre o trabalho que durou dois meses.
Italo descobriu que o Centro da Capital é a região da cidade com maior concentração de endereços com nome de profissionais da área. Ao todo são 11, como as travessas Mário Cinco Paus e Francisco de Leonardo Truda, que eram, respectivamente, repórter e diretor do jornal O Diário.
Ainda apurou que Júlio de Castilhos e Archymedes Fortini integram duplamente a listagem, pois seus nomes estão, na sequência, em uma avenida e uma praça, e uma rua e um largo. Os empresários Assis Chateaubriand e Breno Caldas, bem como o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, também foram recordados na matéria.
Além do meio digital, a reportagem, supervisionada pelo jornalista e professor Alexandre Elmi, estará publicada na próxima edição impressa do jornal do laboratório experimental.

Comentários