Aletéia Selonk apresenta instalações da primeira etapa do Tecna

Coordenadora do Tecnopuc Viamão conduziu visita guiada ao novo espaço, que será lançado nesta quinta-feira

Aletéia e Marcelo passando orientações aos profissionais de Comunicação | Divulgação/Coletiva.net
A partir desta quinta-feira, 27, o mercado de audiovisual do Rio Grande do Sul ganhará o Centro Tecnológico Audiovisual do Estado (Tecna), localizado no Tecnopuc em Viamão. A coordenadora do espaço, Aletéia Selonk, aproveitou a semana de inauguração da primeira etapa do Tecna para apresentá-lo, em primeira mão, a um grupo de profissionais da Comunicação nesta segunda-feira, 24.
Juntamente ao engenheiro Marcelo Fujii, Aletéia conduziu a apresentação de cada um dos ambientes que compõem o Centro. Primeiro, mostrou aos visitantes as salas de apoio, destinadas às equipes de produção e direção de Arte, que possuem camarins com banheiros. Na sequência, levou o grupo para conhecer o estúdio de cinema e TV, de 300m², com paredes com isolamento acústico, piso flutuante com sistema antivibração, ar condicionado, 12 grids modulares ajustáveis, e sistema de elétrica cênica.

Estúdio A | Divulgação/Coletiva.net


Após apresentar a área de armazenamento de cenários, ao lado do estúdio, Fujii explicou a execução e planejamento do projeto, enquanto Aletéia esclareceu sobre a proposta do Tecna aos presentes. "Este ambiente foi projetado para não gerar interferência de sons externos durante a produção e pós-produção de materiais. Também foi pensado para que todas as etapas de construção de um audiovisual sejam resolvidas dentro do Estado com qualidade", observou o engenheiro. "O investimento, ao todo, de R$27 milhões é para o Rio Grande do Sul se equiparar aos principais polos do Brasil, como São Paulo e Rio de Janeiro. A estrutura é para que todos saiam ganhando, porque o propósito é atrair e reforçar negócios para os agentes locais também", completou a jornalista.
Conforme Aletéia, o Tecna chega para reforçar para ser um centro de referência para a indústria criativa, baseado na integração entre universidade, empresas e governo. "Isso funcionará como um laboratório vivo, onde estudantes, professores, pesquisadores e empresários partilham experiências. Essa dinâmica de reunir agentes que atuam em diferentes níveis da cadeia produtiva em iniciativas comuns faz toda diferença", defendeu. Em atividade há dois anos, o Tecnopuc tem como pilares a oferta de infraestrutura e fomento de formação e pesquisas. Na linha das capacitações, a coordenadora adiantou que, a partir de maio, serão divulgados os cursos de operação de drones e distribuição de produtos audiovisuais no mercado. Ainda segundo Aletéia, o lançamento do Tecna é um marco para o mercado audiovisual compreender o potencial do espaço.
A primeira fase da iniciativa, que tem como parceiros a PUC, a Fundacine e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, será inaugurada oficialmente nesta quinta-feira, 27, às 10h30, no Tecnopuc Viamão. A segunda e a terceira fases estão previstas para serem entregues, respectivamente, no final de 2017 e de 2018.
Leia mais:
Estúdio de Cinema e TV do Tecnopuc contará com estrutura tecnológica
Tecnopuc inaugura primeira etapa do Centro Tecnológico Audiovisual
Empresários conhecem futuras instalações do Tecna
 

Comentários