Alunos de Jornalismo da Unisinos realizam estudo no interior do Estado

Universitários percorrerão locais históricos de Pelotas e Piratini neste final de semana

Estudantes visitarão Piratini e Pelotas - Divulgação

A turma de estudantes da disciplina de Jornalismo e História do Brasil da Unisinos, realizará, neste final de semana, 29 e 30, uma viagem de estudos às cidades de Pelotas e Piratini, no interior do Rio Grande do Sul. Segundo o professor responsável pela cadeira, implantada no curso em 2014, Nikão Duarte, que acompanhará os alunos no deslocamento, os cerca de 800 quilômetros a serem percorridos em apenas dois dias, serão compensados pelo nível do conhecimento in loco que será proporcionado aos acadêmicos.

No primeiro dia de programação, em Pelotas, estão previstas visitas à redação do Diário Popular; à Bibliotheca Pública Municipal; ao Mercado Geral; e ao entorno da Praça Coronel Osório, que abriga obras do escultor Antônio Caringi. No segundo momento, os alunos percorrerão o prédio no qual funcionou O Povo, primeiro jornal oficial da república rio-grandense e onde residiram os italianos Luigi Rossetti e Giuseppe Garibaldi. Também faz parte do programa uma visita ao Museu Farroupilha e ao centro histórico da cidade, com o acompanhamento do grupo local especializado em teatralizar a história farroupilha.

Para Nikão, o Diário Popular oferece uma das mais ricas trajetórias, desde sua criação, até a sua fase atual, passando por momentos que tanto testemunham a história brasileira quanto as modificações pelas quais têm passado as empresas e as atividades jornalísticas. Além disso, o professor destaca a importância desta experiência no meio acadêmico. "Proporcionar aos jovens e futuros jornalistas esse nível de conhecimento é uma responsabilidade que o ambiente universitário deve assumir", argumenta.

Comentários