Alunos do IPA criam projeto transmidiático sobre pessoas em situação de rua

Vídeo, produzido pela Zap Filmes, foi lançado nesta quinta-feira

Projeto transmidiático será lançado na próxima terça-feira

O projeto transmidiático do Centro Universitário Metodista - IPA, 'A Casa sem CEP', será lançado na próxima terça-feira, 4, no auditório Oscar Machado, da instituição de ensino (Rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, 80 - Rio Branco), em Porto Alegre, às 19h. A iniciativa é um trabalho interdisciplinar, que reuniu alunos de diferentes disciplinas dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda. A realização tem como temática as pessoas em situação de rua, que constroem lares em locais públicos como praças e viadutos. Dentre as produções estão cartões postais, exposição fotográfica, revista temática e websérie.

O mentor e docente dos dois cursos, Alex Ramirez, explica que a ideia teve início na disciplina de Fotojornalismo. "É um tema social, relevante e com repercussão. Incentiva o aluno a pensar como cidadão, aliando teorias, com um olhar social e mais sensível", esclarece. De acordo com ele, o projeto auxiliou os estudantes a se tornarem mais críticos, atuando como agentes de mudança, atentos a problemas sociais e comprometidos com a cidadania. Estão à frente da iniciativa oito professores, 30 alunos envolvidos, além da equipe de técnicos do Multiverso.

Para o aluno de Jornalismo Douglas Webber, a experiência foi rica e gratificante. "Me esclareceu que a área não é só uma profissão, mas uma forma de incomodar e tirar da zona de conforto. Além disso, reforçou minha paixão pelo papel social da Comunicação, assim como fez com meus colegas", conta. O aluno afirma que quem assistir aos episódios da websérie será provocado, pois mostra a luta para manter o que as pessoas em situação de rua construíram, além da preservação da sua dignidade.

Comentários