Após demissões, Ulbra garante que manterá rotina acadêmica

Desligamentos atingiram, também, os cursos de Comunicação, de acordo com Diretório Acadêmico

16/01/2019 18:09
Após demissões, Ulbra garante que manterá rotina acadêmica

Na última semana, a Ulbra deu início a uma série de demissões que já atingem 515 profissionais, entre docentes e funcionários, segundo informações do Sindicato dos Professores (Sinpro-RS). Os desligamentos ocorreram também nos cursos de Comunicação (Jornalismo, Fotografia e Publicidade e Propaganda). O Diretório Acadêmico de Comunicação (Dacom) da universidade lamentou a perda de ?professores de muita experiência e qualidade?. A instituição, por sua vez, garantiu que a oferta de disciplinas e o calendário letivo 2019 seguirão normalmente.

A nota do Dacom cita, ainda, os docentes Alberto Ragnet, Antonio Sobral, Guilherme Castro, Mirian Engel Gehrke e Vanessa Hauser, que deixaram a instituição, além de profissionais do Núcleo de Produção Audiovisual (NPA). ?Perdemos professores muito queridos e que não terão substitutos à sua altura. Gostaríamos muito de agradecer todo o empenho e os ensinamentos que eles deram a todos nós estudantes. Sabemos que a Ulbra passa por uma grande crise, porém esta demissão em massa prejudica ainda mais a universidade e a todos os seus estudantes, precarizando ainda mais a instituição e seu ensino de qualidade?, registra o texto publicado nas redes sociais.

Procurada por Coletiva.net, a Associação Educacional Luterana do Brasil (Aelbra), mantenedora da Ulbra, informou que não divulga números e nomes envolvidos nos ajustes realizados em seu quadro de colaboradores. Ainda, reiterou que o corte de pessoal foi ?necessário para que a instituição supere a crise que atinge o setor de Ensino Superior como um todo?. A universidade também assegurou que a rotina acadêmica seguirá normalmente e enfatizou que ?reforça o compromisso com a qualidade de ensino aos seus mais de 35 mil alunos no Rio Grande do Sul?.