Após quase 40 anos, Celso Schroeder se despede da PUCRS

Profissional, que também é formado pela faculdade, lecionava na instituição desde julho de 1986

Celso Schroeder atuou por mais de 30 anos na Famecos - Reprodução/Redes Sociais

Depois de cerca de 40 anos de docência, o jornalista Celso Schroeder se aposentou. No início do mês de fevereiro, o profissional se despediu da Escola de Comunicação, Artes e Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Famecos/PUCRS), onde iniciou sua trajetória como professor em julho de 1986. O comunicador também é graduado pela mesma instituição. 

Neste período, Schroeder lecionou diferentes disciplinas teóricas de Jornalismo, além de cadeiras de diagramação e projeto gráfico, bem como orientou alunos em trabalhos de conclusão de curso. Em conversa com a reportagem do Coletiva.net, o comunicador destacou como fatos importantes os cafezinhos com os colegas e alunos no bar. "Não esqueço estes momentos com colegas como Marques Leonam, Tiberio Vargas, Luiz Adolfo Lino de Souza, Cristiane Finger e Elson Sempé, entre muitos outros, nestas décadas", recordou.

Apesar da aposentadoria, conforme o também cartunista, o projeto a partir de então é continuar trabalhando. "Fazer Jornalismo e cartum não é uma opção, é uma condição", exaltou. Atualmente, ele contribui na edição do Grifo. Com mais de dois anos, a publicação eletrônica de Jornalismo e de humor possui 33 números.

Procurada pela equipe do portal, a PUCRS se manifestou por meio de nota. No texto, a instituição agradece a contribuição dada pelo docente na formação profissional de centenas de jornalistas e diz que ele fará falta. "O legado do professor Schroeder é indiscutível. Somos muito gratos por tudo que ele sempre contribuiu com nossos estudantes e nossa universidade", registra. 

Celso Schroeder

Graduado em Comunicação Social - Jornalismo Impresso, Radiofônico, Televisionado e Cinematográfico pela PUCRS, em 1983, Celso Schroeder é Especialista em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), onde se formou em 1985. Além de atuar como professor, o profissional foi chargista do Correio do Povo. Em 2009, dirigiu a Superintendência de Comunicação Social da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. 

Como membro de entidades de classe, atuou pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors) e pelas federações: Nacional dos Jornalistas (Fenaj), de Jornalistas da América Latina e Caribe (Fepalc) e Internacional dos Jornalistas (FIJ). Ainda, coordenou o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e foi secretário de Comunicação do Partido dos Trabalhadores (PT) do Rio Grande do Sul. 

Confira a nota da PUCRS na íntegra:

O professor Schroeder teve uma importante contribuição na formação profissional de centenas de jornalistas. Por ele, passaram algumas gerações de profissionais que geraram alto impacto no mercado e na sociedade. Quando o professor decidiu aposentar-se da carreira docente, da parte da PUCRS e da Famecos entendemos que era importante respeitar e apoiar esse novo momento do professor, mas ressaltamos a ele que fará muita falta. O legado do professor Schroeder é indiscutível. Somos muito gratos por tudo que ele sempre contribuiu com nossos estudantes e nossa Universidade. 

Comentários