Ciclo sobre o cinema gaúcho na perspectiva dos direitos humanos se inicia hoje na Sala Redenção

Espaço da Ufrgs exibe oito filmes seguidos de debates com cineastas que atuaram nas produções

17/05/2023 15:28
Ciclo sobre o cinema gaúcho na perspectiva dos direitos humanos se inicia hoje na Sala Redenção /Reprodução

A partir de hoje, 17, às 16h, a Sala Redenção recebe o 'CineCiess', ciclo de filmes e debates promovido em parceria com a Escola do Centro Interdisciplinar de Educação Social e Socioeducação (Ciess) da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Com o título 'O cinema gaúcho na perspectiva dos direitos humanos', o local terá oito exibições seguidas por bate-papos com cineastas que atuaram nas produções. Com entrada gratuita, a ação ocorre até dezembro, com uma sessão por mês, sempre em uma quarta-feira, no mesmo horário.

A programação será inaugurada com 'Yonlu' (2017), que marcou a estreia de Hique Montanari na direção de longa-metragem. Após a projeção do vídeo, o diretor e roteirista gaúcho conversa com o público. A obra se baseia na história real do adolescente Vinicius Gageiro Marques, conhecido pelo nome artístico Yonlu. Premiado em diferentes festivais nacionais e internacionais, o longa foi uma das 22 produções brasileiras habilitadas a concorrer à indicação de Melhor Filme Estrangeiro ao Oscar 2019. 

Na próxima quarta-feira, 21, será a vez de 'Filme sobre um Bom Fim'. Dirigido por Boca Migotto e produzido pela Epifania Filmes, o documentário trata de temas como ditadura militar e militância política ao retratar o movimento jovem no bairro porto-alegrense na década de 1980. O debate será com o cineasta Boca. A programação completa do 'CineCiess 2023' pode ser conferida neste link.