Os cinco vencedores do projeto 'Primeira Pauta RBS 2025' foram divulgados na segunda-feira, 20. Os estudantes de Jornalismo Brenda Pereira Paranhos, da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel); Evelise Wendt Machado e Marcelo Rosinski Gonçales, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs); e Manuela Martins de Souza e Maria Eduarda Ribeiro Ferreira, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), foram selecionados entre 15 finalistas. A escolha ocorreu após a análise de reportagens produzidas pelos participantes, avaliadas por uma comissão de profissionais do Grupo RBS.
Entre os dias 27 e 31 de outubro, eles serão acompanhados remotamente por jornalistas das redações do grupo, com encontros e orientações sobre técnicas de apuração. De 3 a 7 de novembro, ocorrerá a 'Semana Primeira Pauta', em formato presencial, nas redações do conglomerado. Nessa etapa, cada participante desenvolverá reportagens em texto, áudio e vídeo, que serão publicadas em GZH e na Rádio Gaúcha.
Na fase inicial, mais de 130 estudantes se inscreveram enviando um vídeo com a resposta à pergunta ?Por que eu quero participar do projeto jornalístico 'Primeira Pauta RBS'??. Quinze finalistas foram escolhidos para uma segunda fase, em que produziram reportagens de tema livre. A partir dessa etapa, foram definidos os cinco vencedores que participarão das atividades práticas do programa.
Sobre o 'Primeira Pauta'
Criado em 2009 pelo jornal Zero Hora, o 'Primeira Pauta' passou a abranger todos os veículos do grupo em 2021. A iniciativa busca valorizar o Jornalismo integrado e multiplataforma, promovendo a conexão entre estudantes e profissionais da área. O programa proporciona a jovens universitários a oportunidade de vivenciar as rotinas das redações e de desenvolver habilidades práticas relacionadas à apuração, à produção de conteúdo e ao trabalho colaborativo.