Editor da TV Univates está em solo oriental

Marcus Staudt participa de seminário voltado para jornalistas, na China

Divulgação

O editor-chefe e apresentador da TV Univates, Marcus Staudt, é um dos sete brasileiros participantes do seminário para jornalistas dos países de língua oficial portuguesa. O evento ocorre em Pequim, na China, e na cidade de Yantai, até o final do mês. Na ocasião, Staudt também representa a Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU).

No total, são 35 jornalistas do Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. O convite para integrar o evento partiu do governo chinês, como forma de aproximação com essas nações. De acordo com Staudt, a programação conta com a participação de funcionários de alto nível dos departamentos da Agência Nacional de Imprensa e Publicação de Rádio, Cinema e Televisão, além de especialistas e professores das universidades para proferir as palestras.

Além de palestras sobre as condições nacionais da China, estão entre os conteúdos a serem abordados a situação básica e estratégia de desenvolvimento da rádio, cinema e televisão chinesa; conceitos e diretrizes de notícias na coleta de informações, escrita e edição; desenvolvimento de novas mídias e a integração das redes de telecomunicações, redes de tv a cabo e internet. "O evento conta com uma combinação de ensino teórico-prático. Visitas à Rádio Internacional da China, a empresas, lugares de interesse na cidade e relíquias culturais, além de idas para outras cidades", explica o editor-chefe.

Durante o período na China, Staudt produzirá conteúdos audiovisuais sobre a cultura local. Eles serão veiculados a partir de setembro, em uma série sobre o país na programação da TV Univates, e terão comentários sobre os conteúdos vivenciados no local na Rádio Univates FM.

Comentários