ESPM-Sul e Unifin: Como as instituições avaliam o final de semestre à distância

Coletiva.net conversou com coordenadores de curso das instituições

ESPM-Sul e Unifin - Reprodução

Diante da pandemia do novo coronavírus as universidades tiveram que se adaptar a novos formatos de ensino. As aulas à distância se tornaram uma realidade para que o semestre letivo não fosse prejudicado. A partir disso, Coletiva.net conversou com dois representantes de universidades da Capital, Faculdade São Francisco de Assis (Unifin) e ESPM-Sul, para saber como as instituições avaliam este fim de semestre online.

A coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Unifin, Andréia Fernandes, em conversa com a equipe do portal, contou como os alunos aderiram às aulas EAD e confirmou o comprometimento dos estudantes, mesmo nas aulas remotas. ''Fomos abruptamente retirados da zona de conforto e tivemos que desconstruir para criar novas e muitas maneiras de desenvolver conhecimento de forma virtual. Sabemos que nunca mais a educação superior será a mesma", declarou. 

Andréia acredita que a instituição não deve voltar às aulas presenciais até o início do próximo semestre, com o intuito de preservar a saúde dos alunos e funcionários. Além disso, devem seguir reinventando a maneira de produzir o conteúdo para manter os estudantes cada vez mais interessados, mesmo à distância. 

Alessandro Souza, coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da ESPM-Sul, afirmou ao Coletiva.net que a instituição está em constante diálogo com os órgãos responsáveis pelas diretrizes do isolamento social. Com isso, as aulas devem retornar apenas com esta liberação, e o final do semestre letivo deve ser realizado na última semana de junho. As aulas na Escola estão sendo ministradas ao vivo, por meio da plataforma Zoom. 

O professor afirma que os discentes apresentaram uma resposta positiva diante da situação. "Nossos alunos mostraram grande interesse nas aulas, não paramos diante do distanciamento. Inclusive os acadêmicos dos cursos de Design e Publicidade e Propaganda participaram do filme publicitário do Zaffari, juntamente com a agência Matriz e produtora Santa Transmedia, e isso mostra como conseguimos nos reinventar também'', contou.

Comentários