Festival Internacional de Cinema Estudantil acontece na UFN, em Santa Maria

Serão exibidos 48 curtas entre 15 e 17 de outubro

A Universidade Franciscana, de Santa Maria, recebe, a partir desta terça-feira, 15, o Festival Internacional de Cinema Estudantil - Cinest. O evento segue até a quinta-feira, 17, com diversas sessões com projeção de filmes produzidos por universitários e estudantes do ensino médio e ensino fundamental. 

No total, serão exibidos 48 curtas de diversas instituições e cursos do País, dos quais dois são da UFN. As sessões serão no Salão Acústico do Prédio 14 da UFN, sempre das 18h30 às 21h45.

O curta 'Eu matei Fabrício Ramos', com direção de Roberto Pereira, foi produzido por acadêmicos do curso de Psicologia da instituição santa-mariense, na disciplina Psicologia da Adolescência, ministrada pela professora Janaína Pretto Carlesso. Já 'Le sentir', de Paula Fernandes, foi produzido na disciplina de Edição Audiovisual do curso de Publicidade e Propaganda, ministrada pelo professor Fernando Codevilla.

O festival tem o apoio do curso de Jornalismo da UFN e do Laboratório de Produção Audiovisual. Uma equipe de acadêmicos e egressos do curso,  coordenada pela professora Neli Mombelli, realizou a curadoria da mostra. Além do Salão Acústico, os filmes serão exibidos simultaneamente no Cineclube da Boca, prédio 67 da Universidade Federal de Santa Maria.

A mostra do ensino fundamental e do ensino médio, por sua vez, reúne 124 filmes e terá exibições no período da tarde no auditório da Cesma. A programação ainda conta com oficinas e seminários sobre cinema, e acessibilidade e educação. A premiação de todas as categorias será realizada na sexta-feira, 18, a partir das 17h30, no auditório da Cesma.

Comentários