Nova revista Primeira Impressão, dos alunos da Unisinos, segue o tema tabela periódica

Publicação lançada no começo da semana chega à sua 52ª edição

Lançamento da Primeira Impressão - Crédito: Bruna Lago

A nova edição da revista Primeira Impressão foi lançada na noite desta segunda-feira, 9, na Unisinos. A publicação, que chega ao número 52, é resultado do trabalho dos alunos das disciplinas de Jornalismo Literário e de Projeto Experimental em Fotografia. Neste semestre, o tema foi relacionado à tabela periódica, ou seja, cada aluno produziu uma reportagem que relacionada a um elemento químico. Aos alunos que fizeram as vezes de fotógrafos, ficou a responsabilidade de ilustrar os textos. Ao todo, são 19 reportagens, que exploram diferentes histórias por trás dos elementos químicos.

Além dos estudantes, participaram do evento de lançamento da revista alguns entrevistados, como Micael Behs, um dos coordenadores do curso de Jornalismo da Unisinos. "A gente percebe nitidamente o esforço de apuração e de pesquisa dos alunos, que são procedimentos muito valorizados na produção de grandes reportagens", disse o professor. 

Para o docente Nikão Duarte, que ministra a disciplina de Jornalismo Literário, gratificação é o principal sentimento ao ver a Primeira Impressão finalizada. "Essa revista é um portfólio do aluno. E é importante, como professor, perceber a evolução deles ao longo das aulas, a cada versão da reportagem que eles entregam", comentou. O também professor Flávio Dutra, de Projeto Experimental em Fotografia, observou que os alunos também demonstraram uma nítida evolução ao longo do semestre. "Nesse momento da vida, em que eles são alunos, estão todos em um processo de formação. Ainda estão aprendendo a serem repórteres e fotógrafos. Mas, para mim, essa publicação é um indicativo de que a gente alcançou aquilo a que nos propusemos", analisou.

A PI é distribuída gratuitamente e os exemplares podem ser retirados diretamente na Agexcom, localizada na sala D01-001), no campus São Leopoldo. Interessados tam,bém podem receber por correio e os pedidos devem ser feitos pelo e-mail [email protected]. A revista também pode ser lida na internet, no link issuu.com/unisinosagexcom. A diagramação ficou por conta de Marcelo Garcia, da Agexcom.

 

Comentários