Portal da Escola da Indústria Criativa da Unisinos investe em histórias audiovisuais

Depois de período de férias, site Mescla volta ao ar com novos conteúdos e layout renovado

Novo layout do Portal Mescla - Print do site

O Portal Mescla (www.mescla.cc) voltou ao ar, após um breve período de férias e apresenta novidades no conteúdo e no layout, quem, agora, é responsivo e pode ser lido em dispositivos móveis, com mais destaque para fotos, vídeo, arte, e podcasts. Outro destaque é que site, desenvolvido pela Agência Experimental de Comunicação (Agexcom) da Unisinos, investirá mais em histórias audiovisuais.

Mesmo com as mudanças, o projeto manterá a linha editorial, buscando incentivar a formação profissional e a produção cultural da Indústria Criativa, a partir da experiência de alunos e professores que atuam nas diferentes áreas dos 12 cursos da Escola. Além disso, a ideia é abrir o espaço para debates, conteúdos e atividades sobre temas como cultura, inovação, mídia, criação e empreendedorismo. 

A professora e coordenadora da Agexcom, Cybeli Moraes, acredita que todo veículo institucional deve nascer pensando no processo de mudança. "A gente está mudando, principalmente, para oferecer uma melhor experiência para mobile", explica, lembrando que a primeira versão do Mescla não foi pensada nesta lógica, visto que era um momento em que o celular ainda não era o principal suporte de acesso a publicações deste estilo. As principais referências para a criação do layout, conforme justifica, foram o portal de notícias Nexo e os sites da revista Trip e da própria Agexcom.

Com a repaginada, o portal ganhou novas editorias, a Por Dentro, com notícias da área; Deu certo, que traz perfis de profissionais e estudantes e seus projetos inovadores; Especial, que são reportagens aprofundadas sobre temas cotidianos; e Referências, a qual apresenta entrevistas audiovisuais com professores e pesquisadores sobre os assuntos mais atuais das áreas de interesse da Indústria Criativa.

Ainda está previsto o lançamento de outras editorias, como Oportunidades, que trará vagas abertas, bolsas e cursos gratuitos; Roteiro, com agenda cultural da semana; Na Prática, que abordará tendências de mercado; e Playlist, a qual será um espaço para criação colaborativa de curadorias musicais. Além disso, as redes sociais do Mescla passarão por mudanças. Cybeli adianta que a primeira etapa é reinvestir na plataforma, repensar o conteúdo e a arquitetura da informação. Depois, a ideia é repensar a estratégia de redes sociais, visando a melhorar o engajamento.

Também foram incrementados os canais MesclaTV e MesclaCast, que estão hospedados no YouTube. Agora, eles trarão produções inéditas em vídeo e áudio, além de uma curadoria de conteúdos para estudantes, profissionais e interessados pela área.

O novo desenho do site tem assinatura dos estagiários de jornalismo da Agexcom, que tiveram a mentoria dos professores Daniel Pedroso, Débora Gadret e Luciana Kraemer, e do funcionário Marcelo Garcia. A programação do site é feita pelo estagiário do curso de Jogos Digitais Bernardo Alvares Braga, sob a orientação do professor Márcio Gomes, e a atualização da marca e o novo webdesign foi realizado pelo estagiário do curso de Comunicação Digital Samuel Gomes, que teve a consultoria do professor Robert Thieme.

O primeiro site de jornalismo da Agexcom foi o Portal 3, lançado em 2002. A página foi substituída pelo Unicos, em 2012, e, depois, em 2017, pelo Mescla. Segundo explica Marcelo Garcia, que é jornalista e diagramador da agência, a cada novo portal, o projeto gráfico foi atualizado, tanto para se adaptar à nova marca quanto para absorver as tendências de design.

Comments