Professora da Univates representa o Brasil em prêmio internacional de marcas

Trabalho ganhador foi apresentado na Brand Design Research, conferência realizada em Londres

Divulgação

A professora da Univates, de Lajeado, dos cursos de Design e Publicidade e Propaganda, bem como coordenadora do MBA em Branding & Business da Univates, Elizete de Azevedo Kreutz, trouxe uma nova distinção ao Rio Grande do Sul. Após apresentar o trabalho 'Marcas Mutantes na Sociedade Contemporânea' no evento sobre marcas 'Brand Design Research', o projeto foi considerado o melhor artigo científico da conferência. Esta é vinculada ao 'London Design Festival', com realização em Londres, na Inglaterra.

"Fiquei muito feliz, pois é o reconhecimento da pesquisa que desenvolvo há mais de 18 anos", conta a única brasileira agraciada no evento. De acordo com Elizete, o prêmio foi uma grande surpresa por duas razões. A primeira, por não ser comum ter distinções nos congressos ou conferências. Além disso, embora sempre prepare qualquer apresentação cuidando de cada detalhe, a palestra foi em inglês. Desta forma, ela estava concorrendo com falantes nativos do idioma, enquanto os que não eram nativos dominavam completamente a língua.

Além da apresentação do artigo, Elizete participou do comitê científico da conferência, atuou como coordenadora de um dos grupos de trabalho e ministrou o workshop 'Marcas Mutantes'. Sobre este tema, a professora pondera que, além do valor simbólico, a marca também possui financeiro, sendo fator de desenvolvimento econômico e social. Conforme ela, uma marca pode evocar lembranças e provocar emoção, mantendo uma relação mais afetiva e duradoura com o público, que poderá se identificar e manter uma relação sentimental com ela. "Isso só será possível se o discurso for construído de forma coerente, pois a marca é a representação percebida e fixada na mente dos públicos, por meio de experiências que proporcionam como anúncio, interação, produtos, serviços, websites, entre outros, que, combinados de forma holística, constroem a imagem-conceito", esclarece.

Comentários