Projeto do curso de Jornalismo da Unisinos busca dar visibilidade a iniciativas internacionais

Pochete Jornalismo foi criado pelo professor Rafael Grohmann e estudantes da disciplina de Seminário de Jornalismo e Temas Emergentes

Reprodução/Site Mescla

Um projeto que visa a dar visibilidade a iniciativas jornalísticas internacionais. Esta é a proposta do Pochete Jornalismo (medium.com/pochetejornalismo), iniciativa desenvolvida na disciplina de Seminário de Jornalismo e Temas Emergentes, ministrada pelo professor Rafael Grohmann. Para dar vida ao trabalho, ele contou com a participação de alunos do curso de Jornalismo desde o começo deste semestre. 

A iniciativa também tem o objetivo de trazer para o debate tendências da profissão, feitas com profissionais nacionais. O projeto foi conduzido pelos próprios estudantes, que publicaram matérias sobre o projeto independente de Portugal 'O Fumaça'; 'Blake House', uma cooperativa de cineastas britânicos; 'LatFem, uma iniciativa argentina cuja ideia é fazer jornalismo de maneira consciente. 

Nas aulas, o professor sugeriu que os estudantes repensassem o Jornalismo e trouxessem essas temáticas para as matérias do Pochete. "Como há um certo florescer de iniciativas jornalísticas no mundo todo, o exercício foi de que tentar aprender coisas para trazer para cá", explica, em matéria publicada no site Mesca.cc, da Unisinos. 

Rafael também manifesta a vontade de que os alunos deem continuidade ao projeto. "Eles têm que se sentir parte disso, que é um trabalho colaborativo muito legal", afirma. Embora o Pochete Jornalismo tenha sido uma iniciativa da disciplina Seminário de Jornalismo e Temas Emergentes, alunos de outras cadeiras podem participar.

 

Comentários