Quatro trabalhos gaúchos são selecionados para Seminário de Pesquisa sa Abraji

Propostas de artigos são da Unipampa, Ufrgs, PUC e UFSM

Seminário será totalmente online - Print do site da Abraji

Foram divulgados os trabalhos selecionados para serem apresentados no VII Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Dentre as 15 propostas de artigos, estão uma da Unipampa, uma da PUC, uma da UFSM e duas da Ufrgs, sendo que uma delas foi feita em conjunto com a Universidade de Brasília (UNB).

O trabalho da Unipampa foi assinado por Alciane Baccin, Gabriel Neves e Victor Eduardo Ribeiro e tem o título 'O Jornalismo Investigativo em dois momentos: 'Slavery in British Dominion' e 'Panama Papers''. O da PUC, intitulado 'A investigação biográfica como redescoberta do jornalismo brasileiro', é do autor Felipe Adam. 

A proposta da UFSM é a 'Análise de reportagens investigativas: considerações sobre o método de Férran Lalueza', assinada por Chaiane Sara Munaro Appelt. Da Ufrgs, que teve dois trabalhos selecionados, um é 'As fontes acionadas pelo Jornalismo Guiado por Dados na cobertura da Covid-19', de autoria de Marília Gehrke. O outro, em conjunto com a UNB, é assinado por Marlise Brenol e Marcelo Träsel, e recebe o título de 'Uso e apropriação de dados públicos: os limites para a investigação jornalística na pandemia'.

Segundo a Abraji, foram inscritos 32 trabalhos de mais de 20 instituições, marcando um novo recorde de candidatos. Desse total, cinco foram descartados, pois descumpriam os requisitos da seleção. Quatorze pareceristas formaram o comitê que atuou no processo de seleção, que teve duas etapas. Ambas as avaliações foram feitas às cegas, ou seja, sem a identificação do nome do pesquisador, e, depois, teve uma rodada de desempates. 

O seminário será realizado em 10 de setembro e faz parte da programação oficial do 15º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. Os horários de apresentação de cada artigo serão divulgados mais adiante e os trabalhos científicos serão debatidos em ambiente virtual, assim como todo o congresso. 

Agora, os artigos completos devem ser enviados para o e-mail [email protected] até 31 de agosto, seguindo o modelo de formatação do seminário, que será enviado aos autores por correio eletrônico. Em breve, a Abraji abrirá as inscrições para o congresso.

Comentários