Sala Redenção inicia temporada de 2023 nesta noite

'Garota Infernal' será o primeiro filme a ser exibido na programação de reabertura

Sessão de reabertura ocorre hoje - Reprodução/Redes sociais

A Sala Redenção inicia a temporada de 2023 nesta noite, às 19h, com o filme 'Garota Infernal'. Antes da sessão, em frente ao cinema da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), ocorre uma feira de artistas mulheres independentes. As ações marcam a programação de retomada das exibições gratuitas, que são realizadas de segunda a sexta-feira, às 16h e às 19h. O espaço localizado no campus central da Ufrgs (acesso mais próximo pela Rua Engenheiro Luiz Englert, 333 - Farroupilha, em Porto Alegre) teve três meses de recesso.

'Garota Infernal' será exibido como forma de homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Apesar da recepção ruim na época de seu lançamento, em 2009, a obra tem sido revisitada. Estrelado por Amanda Seyfried e Megan Fox e roteirizado por Diablo Cody, com direção de Karyn Kusama, o longa-metragem é um filme de terror redescoberto como um clássico cult feminista. 

A programação de reabertura continua na quinta e sexta-feira, sempre às 19h. O segundo vídeo apresentado será 'M8 - Quando a morte socorre a vida' (2020), também do gênero terror. A trama traz a história de Maurício, um jovem negro e periférico que, ao frequentar as aulas de anatomia da faculdade de Medicina se depara com o cadáver M8, também negro. O longa trata sobre questões de racismo e da marginalização dos corpos negros no Brasil. A sessão será comentada pelo diretor do filme, Jeferson De, pela estudante indígena de Medicina na Ufrgs, Maria Baré; e pela socióloga e produtora cultural Mariana Gonçalves.

A exibição de 'Eu, Nós? Elas quilombolas' (2022), documentário que aborda a identidade quilombola e o direito à vacinação contra a Covid-19, encerrará a semana de retomada na sexta-feira, 10. Realizado em parceria com o Bacharelado em Saúde Coletiva da universidade e com o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da instituição, o evento terá ainda um debate com representantes de comunidades quilombolas e com a equipe do documentário. Outra novidade da Sala Redenção é a nova conta no Instagram, onde podem ser conferidas as atividades do cinema da Ufrgs durante todo o ano.

Comentários