Unipampa assina convênio de cooperação técnica com Sebrae RS

Iniciativa beneficiará mais de cinco mil alunos da instituição de ensino

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) assinará nesta sexta-feira, 14, um convênio de cooperação técnica com o Sebrae RS. O projeto prevê a criação de uma rede de fomento à educação empreendedora na fronteira gaúcha, que deve beneficiar os 5.810 estudantes de graduação da instituição de ensino. O diretor-superintendente do Sebrae RS, Derly Cunha Fialho, e o reitor da universidade, Marco Antonio Fontoura Hansen, oficializarão o convênio em uma reunião-almoço na sede da organização, localizada na Rua Sete de Setembro, 555, em Porto Alegre.
A assinatura marcará a adesão da instituição de ensino a uma iniciativa para levar educação empreendedora para universidades e faculdades gaúchas. Além da Unipampa, a Furg, a UFRGS, a PUC, a Imed e a Feevale também oficializaram o convênio de cooperação que prevê dois anos de atividades. "O valor total do projeto com a Unipampa corresponderá a R$ 285.618, sendo que a instituição receberá do Sebrae RS 70% desse montante", detalha a coordenadora do Projeto de Educação Empreendedora do Sebrae RS, Lubianca Neves da Mota.
"Entre os destaques do convênio, está a criação de Centros de Empreendedorismo em seis dos 10 municípios com campi da Unipampa", informa Lubianca. A universidade conta com unidades em Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Itaqui, Jaguarão, Dom Pedrito, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana. "A ideia é alcançar cidades que, normalmente, não têm acesso a iniciativas de empreendedorismo e estimular os estudantes a criarem oportunidades de geração de emprego e renda", destaca.
Outras iniciativas também estarão à disposição dos acadêmicos da Unipampa, como o Desafio Universitário Empreendedor e a Disciplina de Empreendedorismo Sebrae, que dá suporte à inclusão de conteúdo de empreendedorismo em seminários acadêmicos, oficinas de criação de modelos de negócios e de criatividade, e Startup Weekend. "A intenção é levar os princípios da educação empreendedora a todas os municípios em que a universidade atua", finaliza Lubianca.

Comentários